E se os seus documentos também fossem para o smartphone?

A HID Global conversa com governos estaduais para colocar documento no smartphone no Brasil / Nicolas Nova/Creative Commons
Compartilhe

A HID Global conversa com governos estaduais para colocar documentos no smartphone no Brasil / Nicolas Nova/Creative Commons
A HID Global conversa com governos estaduais para colocar documentos no smartphone no Brasil / Nicolas Nova/Creative Commons

Andar com a carteira no bolso parece algo cada vez mais raro no futuro. Com o avanço dos serviços de pagamento via celular, o acessório acabaria apenas como um depósito de documentos pessoais.
Mas, se depender da HID Global, não servirá nem para isso. A empresa quer implementar em todo o mundo um serviço de armazenamento de documentos no smartphone.
Na prática, ao tirar o RG, carteira de habilitação ou passaporte, o usuário solicitaria também uma versão digital. A partir daí, o órgão regulatório enviaria uma cópia virtual para os sistemas da HID.
Todos os documentos solicitados ficariam disponíveis num aplicativo instalado no celular do usuário, que não exige senha para ser acessado.
“No celular do cidadão ficaria uma versão eletrônica do documento. Mas, para ele ser considerado oficial, um agente do governo precisaria validar com outro aplicativo. Essa validação acontece por nuvem e bluetooth. A tecnologia evita que o agente precise acessar o celular do usuário”, diz Rogério Coradini, diretor de vendas da HID Global.
Para que o sistema funcione é necessário que ambos os celulares estejam ligados e com acesso à internet. Os problemas com conexão em algumas regiões do País, no entanto, não são vistos como empecilho pela empresa.
“Nos grandes centros a internet não é um problema”, afirma Coradini. “Isso é mais uma questão de interior. A gente vê que as operadores tem ampliado seus serviços, e acreditamos que não será uma entrave para o mercado.”
O funcionamento do serviço precisa de aprovação dos órgãos que emitem os documentos, além legislação específica. Em países como Estados Unidos, Austrália e Angola, alguns desses serviços já receberam o aval do governo e estão funcionando.

Negociação

No Brasil, a HID informou que já está em fase de negociação com governos estaduais para possibilitar emissão de documentos como carteiras de habilitação. A expectativa da HID é que alguns documentos estaduais digitais possam começar a ser usados por aqui no fim de 2017.
Para documentos da esfera federal, como os passaportes, a espera deve ser mais longa. Ainda não houve nenhum contato da empresa com o governo federal.
Coradini não informou se haverá ou não cobrança de taxas extras para os usuários. Segundo o executivo, isso será definido pela regulamentação brasileira.


Compartilhe
Publicação Anterior

‘O 5G mudará a maneira como interagimos com o mundo’

Próxima Publicação

Economia colaborativa chega a novos mercados

Veja também

Nextel: ‘Consideramos amigas as empresas de internet’

Compartilhe

CompartilheVocê acha difícil entrar em contato com a operadora de telefonia móvel para mudar o plano? A Nextel quer tornar totalmente digitais os processos de contratação, pagamento e controle do pacote de dados. A empresa anunciou hoje (6/12) […]


Compartilhe
A União Europeia anunciou uma iniciativa para levar banda larga para todas as pessoas e empresas / Groman123/Creative Commons

Setor precisa de novas políticas públicas

Compartilhe

CompartilheQuando a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) foi criada, os definidores do marco regulatório estudaram modelos adotados para as telecomunicações em várias partes do mundo. Políticas públicas internacionais de sucesso costumam permear as discussões sobre […]


Compartilhe