‘O 5G mudará a maneira como interagimos com o mundo’

Os primeiros lançamentos em 5G devem acontecer em 2019 / tokyoform/Creative Commons
Compartilhe

Qualcomm: Os primeiros lançamentos em 5G devem acontecer em 2019 / tokyoform/Creative Commons
Os primeiros lançamentos devem acontecer em 2019 ou antes / tokyoform/Creative Commons

A indústria da tecnologia móvel evolui muito rápido. Um smartphone lançado hoje é mais poderoso que o modelo anterior e cada nova rede é melhor que sua antecessora.
Cada avanço molda nossa relação com a tecnologia e os dispositivos que usamos no dia-a-dia. Porém, a cada década, há uma grande transição que redefine como a tecnologia móvel impacta a vida das pessoas.
Com o 3G, ajudamos a trazer a internet banda-larga para os dispositivos que até então se restringiam a fazer ligações, inaugurando assim uma nova fase na tecnologia móvel.
Quando entramos na era do 4G LTE, o uso de vídeos via celular deslanchou, impulsionando o número de conexões banda-larga.
Agora, estamos à frente no caminho rumo ao 5G para os próximos 10 anos e além. O 3G e o 4G conectaram pessoas, enquanto o 5G será capaz de conectar tudo.
É uma tecnologia de comunicação mais potente e unificadora, que será fundamental para nossas cidades, empregos e lares.
O 5G mudará a maneira como interagimos com o mundo e uns com os outros:
Steve Mollenkopf, da Qualcomm / Divulgação
Steve Mollenkopf, da Qualcomm / Divulgação

  • expandirá as redes e tecnologias móveis para uma novos segmentos e indústrias;
  • possibilitará que cidades inteligentes suportem o crescimento populacional, que os carros sejam autônomos, se comuniquem entre si e com semáforos, reduzindo acidentes;
  • óculos de realidade virtual permitirão que experimentemos o mundo de novas maneiras;
  • sensores corporais monitorarão nossa saúde e recomendarão dietas, atividades físicas e muito mais.

Projetar um mundo conectado em 5G é extremamente complexo. É preciso um novo tipo de rede móvel que atenda a um crescente número de requisitos de conectividade distintos – como alto throughput e baixa latência, alta segurança e baixo consumo de energia, máxima confiabilidade e excelente cobertura.
A plataforma precisa ser ágil e flexível para corresponder às necessidades de cada aplicação e suportar futuros serviços e tipos de dispositivos.
Expectativa de lançamento
É claro que algo tão significativo não acontece do dia para a noite. Mas o 5G pode estar mais perto do que você pensa. As tecnologias 5G já estão sendo testadas e a padronização pelo 3GPP está avançando. Estimam-se os primeiros lançamentos para 2019 ou mesmo antes.
A Qualcomm tem vasta experiência em 4G LTE e wi-fi – pilares sobre os quais o 5G será construído. Desenvolvemos tecnologias pioneiras em 5G hoje, como LTE Unlicensed, Gigabit LTE, LTE IoT, WiGig802.11ad e rádios mmWave. Contribuímos ativamente com o 3GPP para a padronização do 5G New Radio (NR) e participamos das atividades de pré-trial do 5G.
A Qualcomm é uma empresa voltada para a invenção. Tudo o que inovamos, transformamos e cada obstáculo que superamos constrói a base para as oportunidades sem limites que a tecnologia abrirá. Trabalhamos para fazer do 5G uma realidade. Por que esperar?


Compartilhe
Publicação Anterior

Saint-Gobain procura startups no Cubo

Próxima Publicação

E se os seus documentos também fossem para o smartphone?

Veja também

A identificação de produtos é o primeiro passo na rastreabilidade / Divulgação

Como a rastreabilidade de produtos pode adotar o blockchain

Compartilhe

CompartilhePromover a rastreabilidade na cadeia de abastecimento é o mesmo que distribuir a responsabilidade sobre a integridade do produto entre todos os envolvidos nos processos de produção, armazenagem, distribuição e comercialização. O consumidor quer ter […]


Compartilhe