‘Transformação digital também é transformação cultural’

Transformação digital: Otto Berkes, diretor de tecnologia da CA Technologies, trabalhou na Microsoft e na HBO / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

Transformação digital: Otto Berkes, diretor de tecnologia da CA Technologies, trabalhou na Microsoft e na HBO / Renato Cruz/inova.jor
Otto Berkes, diretor de tecnologia da CA Technologies, trabalhou na Microsoft e na HBO / Renato Cruz/inova.jor

Otto Berkes é um especialista em transformação digital. Antes de ser diretor de tecnologia da CA Technologies, foi um dos fundadores do Xbox, responsável pelo ingresso da Microsoft no mercado de videogames, e criador do HBO Now, o serviço de vídeo sob demanda do canal de televisão.
Na semana passada, Berkes esteve em São Paulo para participar do Ciab, evento de tecnologia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Grande parte da transformação digital é uma transformação cultural”, afirma Berkes, em entrevista ao inova.jor.
Ou seja, as pessoas precisam aprender a trabalhar de uma maneira diferente.
Uma ferramenta importante para isso, segundo o executivo, é a metodologia ágil, comumente aplicada para o desenvolvimento de software, que pode ser adotada mais amplamente num ambiente digital.
A metodologia ágil prevê um ciclo menor de desenvolvimento de produtos, com aumento da colaboração com os consumidores e melhoria constante.
Ela pode ser aplicada numa manufatura de nova geração, tendência também conhecida como indústria 4.0, em que as máquinas estão conectadas em rede e podem ser reconfiguradas automaticamente, para adequar a produção.
“A metodologia teve origem na indústria”, afirma o executivo. “Então, é uma volta às origens.”

Mudanças internas

A própria CA Technologies passa por um processo de transformação digital. A chegada de Berkes à empresa, no ano passado, faz parte das mudanças.
Outro ponto importante, destacado por ele, foi a compra da Rally Software, especialista em desenvolvimento ágil.
A aquisição permitiu a criação da Agile Central, plataforma de desenvolvimento de software que também atende pequenas e médias empresas, mercado em que a CA planeja crescer.
“Também estamos cada vez mais focados em análise de dados e aprendizagem de máquina”, afirma Berkes. “Uma área nova é a segurança. Podemos aplicar análise de dados para encontrar padrões que não são facilmente detectáveis.”
O executivo é um defensor do aumento da diversidade no mercado de tecnologia. Ele destaca dois pontos como importantes para garantir o ingresso de mais mulheres e minorias nas empresas do setor.
“É importante haver mentoria. É difícil entrar numa área em que você se sinta sozinho.”
Berkes também defende o incentivo do interesse de mulheres e minorias por tecnologia na passagem do ensino fundamental para o ensino médio.
“Nesse momento, o estudante já começa a escolher seu caminho, e por isso é essencial atuar aí.”
O diretor da CA Technologies acredita que o incentivo à diversidade resulta no desenvolvimento de serviços e produtos melhores.
“A base de consumidores é diversa, então precisamos montar equipes que reflitam essa diversidade.”


Compartilhe
Publicação Anterior

Como será o banco do futuro

Próxima Publicação

Hughes lança banda larga via satélite para residências

Veja também

Quanto mais novo é o espectador, menos tempo ele dedica à TV / Annelogue/Creative Commons

Quanto tempo você gasta assistindo à TV?

Compartilhe

CompartilheOs hábitos dos espectadores estão mudando mudado. Uma pesquisa da Nielsen mostrou que, apesar de a TV ainda ser o meio dominante nos Estados Unidos, quanto mais novo é o espectador, menos horas ele dedica ao aparelho. […]


Compartilhe