Quais são os desafios de segurança digital no Brasil em 2019

Compartilhe

Quais os desafios de segurança digital no Brasil em 2019
Segurança é desafio para o Brasil em 2019 / Tristan Bowersox

Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) comprometida, ataques multicamada e ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) concentrados em infraestrutura e serviços para o cliente.

Esses foram alguns dos diagnósticos realizados sobre a segurança digital no Brasil pela Nestcout, no 14º Relatório Anual sobre Segurança da Infraestrutura Global.

Esta é a primeira edição do estudo com informações específicas sobre alguns países, e o Brasil surpreendeu em alguns aspectos.

Primeiramente, pelo fato de ser o campeão de dispositivos de internet das coisas comprometidos. São 25% dos aparelhos, tendo uma média global de apenas 17%.

Enquanto isso, na França, apenas 11% dos equipamentos de IoT estão comprometidos.

Depois, também, chama a atenção a sofisticação das ameaças. No Brasil, 49% dos ataques são em multicamada. São ataques que “proliferam, pois são difíceis de defender e geralmente são extremamente eficazes”, explica o estudo.

Concentração

Além disso, o relatório também apontou os destinos do ataque. O Brasil ficou à frente nas categorias de infraestrutura (57%) e serviços/aplicativos voltados para o cliente (46%).

Em ambos os casos, a França ficou na colocação mais baixa com 44% e 31%, respectivamente.

O único tipo de ataque em que o Brasil não liderou nos número foi em software como serviço (SaaS na sigla em inglês). Ali, a França ficou com 53%.

Defesa e segurança digital

Assim, apesar dos números aparentemente ruins, o Brasil chama a atenção por um motivo: o firewall.

Segundo o estudo, 76% dos brasileiros entrevistados disseram que o firewall contribuíram para a interrupção de ataque DDoS.

Este número é muito maior do que a média global, de 54% dos entrevistados.

Além disso, há no Brasil um número menor (26%) de ataques ransomware se comparado com a média global de 32%.


Compartilhe
Publicação Anterior

Empresas ainda enfrentam desafios para indústria 4.0 no Brasil

Próxima Publicação

InovAtiva Brasil busca startups para aceleração

Veja também

Mike Gregoire, da CA Technologies, afirma que empresa precisam atualmente ser 'feitas para mudar' / Renato Cruz/inova.jor

CA: ‘Toda empresa é uma empresa de software’

Compartilhe

CompartilheLAS VEGAS O relacionamento de uma empresa com seus clientes e fornecedores está cada vez mais digital. Por causa disso, os processos internos da companhia também precisam estar integrados via software. “Estamos no amanhecer da […]


Compartilhe