Quais são os desafios de segurança digital no Brasil em 2019

Compartilhe

Quais os desafios de segurança digital no Brasil em 2019
Segurança é desafio para o Brasil em 2019 / Tristan Bowersox

Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) comprometida, ataques multicamada e ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) concentrados em infraestrutura e serviços para o cliente.

Esses foram alguns dos diagnósticos realizados sobre a segurança digital no Brasil pela Nestcout, no 14º Relatório Anual sobre Segurança da Infraestrutura Global.

Esta é a primeira edição do estudo com informações específicas sobre alguns países, e o Brasil surpreendeu em alguns aspectos.

Primeiramente, pelo fato de ser o campeão de dispositivos de internet das coisas comprometidos. São 25% dos aparelhos, tendo uma média global de apenas 17%.

Enquanto isso, na França, apenas 11% dos equipamentos de IoT estão comprometidos.

Depois, também, chama a atenção a sofisticação das ameaças. No Brasil, 49% dos ataques são em multicamada. São ataques que “proliferam, pois são difíceis de defender e geralmente são extremamente eficazes”, explica o estudo.

Concentração

Além disso, o relatório também apontou os destinos do ataque. O Brasil ficou à frente nas categorias de infraestrutura (57%) e serviços/aplicativos voltados para o cliente (46%).

Em ambos os casos, a França ficou na colocação mais baixa com 44% e 31%, respectivamente.

O único tipo de ataque em que o Brasil não liderou nos número foi em software como serviço (SaaS na sigla em inglês). Ali, a França ficou com 53%.

Defesa e segurança digital

Assim, apesar dos números aparentemente ruins, o Brasil chama a atenção por um motivo: o firewall.

Segundo o estudo, 76% dos brasileiros entrevistados disseram que o firewall contribuíram para a interrupção de ataque DDoS.

Este número é muito maior do que a média global, de 54% dos entrevistados.

Além disso, há no Brasil um número menor (26%) de ataques ransomware se comparado com a média global de 32%.


Compartilhe
Publicação Anterior

Empresas ainda enfrentam desafios para indústria 4.0 no Brasil

Próxima Publicação

InovAtiva Brasil busca startups para aceleração

Veja também

A Ascenty inaugurou seu quinto data center, sendo o primeiro na cidade de São Paulo / Divulgação

Cresce o investimento em data centers no Brasil

Compartilhe

CompartilheO mercado brasileiro de data centers tem recebido investimentos importantes. A Ascenty e a Equinix inauguraram unidades neste mês, enquanto a Odata espera colocar em operação seu primeiro centro em abril. Mesmo com a queda de 3,6% […]


Compartilhe
Paulo Alvarenga (e.) e Pedro Côrtes (c.) falam sobre sustentabilidade / inova.jor

Como garantir a sustentabilidade na indústria

Compartilhe

CompartilheESG (sigla em inglês de sustentabilidade, responsabilidade e governança) é um conceito que ganha cada vez mais evidência no mundo dos negócios. A thyssengrupp tem como meta tornar-se uma empresa neutra em carbono até 2050. No […]


Compartilhe

O que esperar das redes empresariais do futuro

Compartilhe

CompartilheNa era digital em que vivemos, os dados se tornaram a nova moeda. Tanto que o fluxo de dados seguro e sem obstáculos é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Nesse cenário, várias companhias […]


Compartilhe