Para onde vai o mercado de relógios inteligentes

O smartwatch da Apple deixou recentemente de ter aplicativos importantes como Google Maps / informedmag.com/Creative Commons
Compartilhe

O smartwatch da Apple deixou recentemente de ter aplicativos importantes como Google Maps / informedmag.com/Creative Commons
O smartwatch da Apple deixou de ter aplicativos importantes como Google Maps / informedmag.com/Creative Commons

O relógio inteligente (ou smartwatch) já foi apontado o sucessor do smartphone como grande sucesso do mercado de eletrônicos de consumo. Mas a previsão não se concretizou.
No ano passado, as vendas mundiais do produto apresentaram, pela primeira vez na história, queda em faturamento (de 2%, segundo a consultoria Strategy Analytics).
Atualmente, é um mercado dominado pela Apple (que ficou com uma fatia de 55% das vendas em 2016, comparados a 11,4% da segunda colocada, a Samsung).
Mesmo assim, várias empresas importantes têm acabado com a versão de seus aplicativos para Apple Watch.
Segundo o site Apple Insider, recentemente aplicativos importantes como Google Maps, eBay e Amazon deixaram de ter sua versão para o smartwatch da Apple.

Competição

Apesar do avanço de fabricantes chineses, o mercado de relógios inteligentes é basicamente da Apple e da Samsung.
No ano passado, competidores importantes descontinuaram seus produtos como a Moto (marca que hoje pertence à Lenovo) e a Pebble.
Essas mudanças acontecem num momento em que o próprio futuro dos smartphones é questionado.
As vendas de celulares inteligentes está desacelerando, com as taxas de crescimento anual caindo para um dígito. E, uma década depois do lançamento do primeiro iPhone, as inovações parecem ter estagnado também.
Mesmo assim, o mercado de smartphones continua a ser muito maior do que qualquer vestíveis, com 1,47 bilhão de unidades vendidas no ano passado.


Compartilhe
Publicação Anterior

Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Próxima Publicação

IBM Brasil tem sua primeira mulher ‘distinguished engineer’

Veja também

Programa da Samsung e da Poli-USP oferece capacitação gratuita a empreendedores / Renato Cruz/inova.jor

Samsung e Poli-USP oferecem capacitação a empreendedores

Compartilhe

CompartilheO programa Incentivo ao Empreendedorismo com Uso de Tecnologias Digitais Móveis (Intensivo7) oferece capacitação gratuita em tecnologia e empreendedorismo. Em sua sétima edição, tem inscrições abertas até 16 de julho. Elas podem ser feitas aqui. […]


Compartilhe
Resende (e.) e Veloso (c.) falam sobre atendimento ao cliente / inova.jor

Como a pandemia mudou o atendimento ao cliente

Compartilhe

CompartilheA inteligência artificial já vinha sendo incorporada ao atendimento ao cliente, e a pandemia acelerou esse movimento. Alexandre Resende, diretor de Tecnologia da Informação da Sercom, e Silvio Veloso, diretor de TI da Kimberly-Clark, conversaram […]


Compartilhe