IBM Brasil tem sua primeira mulher ‘distinguished engineer’

Cintia Barcelos reconhece o desafio de aumentar a representatividade feminina em exatas / Divulgação
Compartilhe

Com o título de distinguished engineer, Cintia Barcelos reconhece o desafio de aumentar a representatividade feminina em exatas / Divulgação
A engenheira Cintia Barcelos reconhece o desafio de aumentar a representatividade feminina em exatas / Divulgação

Cintia Barcelos conquistou o título de distinguished engineer (engenheira distinta) na IBM Brasil. Funcionária da empresa há 24 anos, é a primeira mulher na IBM América Latina a ocupar essa função.
Além do vasto conhecimento técnico, o título reconhece a capacidade de influenciar o desenvolvimento de produtos da empresa, de liderar equipes técnicas e de ocupar uma posição de referência na empresa e no mercado.

Representatividade

Cintia reconhece o desafio de melhorar a representatividade feminina em carreiras de exatas.
“Existe pouco incentivo nas escolas para meninas que tenham aptidão na área de exatas. Há preconceito de sobra e poucos exemplos. Precisamos de programas consistentes desde o ensino fundamental para que todas as mulheres que desejam seguir carreira em áreas exatas possam se desenvolver”, afirma, em comunicado.
Formada em engenharia eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a engenheira começou a trabalhar como estagiária na IBM em 1993 e atualmente é chefe de tecnologia de um grande cliente do setor de finanças.
“Na área técnica, infelizmente, o estereótipo do bom profissional é masculino. Sou mãe, esposa e distinguished engineer na IBM. Mulheres podem ser tudo o que quiserem”, diz a engenheira.
Desde 2012, a presidente mundial da IBM é a engenheira Ginni Rometty.


Compartilhe
Publicação Anterior

Para onde vai o mercado de relógios inteligentes

Próxima Publicação

Limitar a banda larga é limitar o desenvolvimento do País

Veja também

O evento MAX 2017 discute, em Belo Horizonte, os rumos da economia criativa / Renato Cruz/inova.jor

Economia criativa cresce acima da média mundial no Brasil

Compartilhe

CompartilheBELO HORIZONTE O mercado de cultural brasileiro tem expectativa de crescimento acima da média mundial nos próximos anos. Segundo Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Economia da Cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e […]


Compartilhe

‘Mídia digital ainda é muito subvalorizada’

Compartilhe

CompartilheQuando foi a última vez que você mudou de canal da sua televisão por terem começado os comerciais? Ou que você pulou a propaganda antes do vídeo do YouTube? A maneira como as pessoas consomem conteúdo tem […]


Compartilhe