Falta de investimento pode comprometer internet no Brasil

Infraestrutura: Discussão sobre franquia de dados da banda larga tem se limitado ao acesso / mohsend72/Creative Commons
Compartilhe

A Abinee prevê queda de 15% no investimento em infraestrutura de telecomunicações neste ano / mohsend72/Creative Commons
A Abinee prevê queda de 15% no investimento em infraestrutura de telecomunicações neste ano / mohsend72/Creative Commons

O Brasil pode voltar a sofrer problemas de conectividade em caso de estagnação dos investimentos em infraestrutura de redes.
A expectativa da indústria é que o dispêndio em redes de telecomunicações diminua 15% neste ano, segundo Paulo Castelo Branco, diretor executivo de telecomunicações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
Castelo Branco não divulgou o valor total do investimento esperado. Ele acredita que o País deve entrar em alerta caso não haja uma retomada.
“A qualidade das redes e dos serviços de internet no Brasil tem melhorado, mas, se os investimentos não acompanharem o número de dispositivos colocados à disposição dos clientes finais, começaremos a ter risco”, disse.
Para o diretor da Abinee, o aumento de tráfego de dados exigido em serviços de streaming, como o Netflix, requer investimento maciço em infraestrutura.

Aparelhos celulares

A queda do investimento das operadoras de telefonia foi o principal fator para a diminuição do faturamento da indústria de infraestrutura de telecomunicações, segundo a Abinee.
Apesar do cenário negativo, Castelo Branco disse acreditar que as operadoras vão buscar manter uma qualidade razoável de conectividade.
A expectativa da associação é que o nível de investimento em infraestrutura se mantenha no próximo ano.
Neste ano, o faturamento da indústria de telecomunicações deve registrar uma queda de 3%, somando R$ 27,4 bilhões.
Esse número inclui a redução de 15% na infraestrutura e uma alta de 2% na venda de celulares, impulsionada principalmente por aparelhos de maior custo.


Compartilhe
Publicação Anterior

Intel aposta em carros autônomos e 5G

Próxima Publicação

Lei de incentivo à fabricação de eletrônicos precisa ser revista

Veja também

A Algar Telecom criou um espaço aberto ao ecossistema de inovação / Renato Cruz/inova.jor

Algar Ventures lança programa de aceleração com Endeavor

Compartilhe

CompartilheA Algar Ventures, braço de investimento do Grupo Algar, lançou um programa de aceleração que busca 15 empresas de alto crescimento (scale-ups) nos setores de tecnologia da informação e comunicação (TIC), agronegócios, turismo, entretenimento e energias […]


Compartilhe