‘O 5G mudará a maneira como interagimos com o mundo’

Os primeiros lançamentos em 5G devem acontecer em 2019 / tokyoform/Creative Commons
Compartilhe

Qualcomm: Os primeiros lançamentos em 5G devem acontecer em 2019 / tokyoform/Creative Commons
Os primeiros lançamentos devem acontecer em 2019 ou antes / tokyoform/Creative Commons

A indústria da tecnologia móvel evolui muito rápido. Um smartphone lançado hoje é mais poderoso que o modelo anterior e cada nova rede é melhor que sua antecessora.
Cada avanço molda nossa relação com a tecnologia e os dispositivos que usamos no dia-a-dia. Porém, a cada década, há uma grande transição que redefine como a tecnologia móvel impacta a vida das pessoas.
Com o 3G, ajudamos a trazer a internet banda-larga para os dispositivos que até então se restringiam a fazer ligações, inaugurando assim uma nova fase na tecnologia móvel.
Quando entramos na era do 4G LTE, o uso de vídeos via celular deslanchou, impulsionando o número de conexões banda-larga.
Agora, estamos à frente no caminho rumo ao 5G para os próximos 10 anos e além. O 3G e o 4G conectaram pessoas, enquanto o 5G será capaz de conectar tudo.
É uma tecnologia de comunicação mais potente e unificadora, que será fundamental para nossas cidades, empregos e lares.
O 5G mudará a maneira como interagimos com o mundo e uns com os outros:
Steve Mollenkopf, da Qualcomm / Divulgação
Steve Mollenkopf, da Qualcomm / Divulgação

  • expandirá as redes e tecnologias móveis para uma novos segmentos e indústrias;
  • possibilitará que cidades inteligentes suportem o crescimento populacional, que os carros sejam autônomos, se comuniquem entre si e com semáforos, reduzindo acidentes;
  • óculos de realidade virtual permitirão que experimentemos o mundo de novas maneiras;
  • sensores corporais monitorarão nossa saúde e recomendarão dietas, atividades físicas e muito mais.

Projetar um mundo conectado em 5G é extremamente complexo. É preciso um novo tipo de rede móvel que atenda a um crescente número de requisitos de conectividade distintos – como alto throughput e baixa latência, alta segurança e baixo consumo de energia, máxima confiabilidade e excelente cobertura.
A plataforma precisa ser ágil e flexível para corresponder às necessidades de cada aplicação e suportar futuros serviços e tipos de dispositivos.
Expectativa de lançamento
É claro que algo tão significativo não acontece do dia para a noite. Mas o 5G pode estar mais perto do que você pensa. As tecnologias 5G já estão sendo testadas e a padronização pelo 3GPP está avançando. Estimam-se os primeiros lançamentos para 2019 ou mesmo antes.
A Qualcomm tem vasta experiência em 4G LTE e wi-fi – pilares sobre os quais o 5G será construído. Desenvolvemos tecnologias pioneiras em 5G hoje, como LTE Unlicensed, Gigabit LTE, LTE IoT, WiGig802.11ad e rádios mmWave. Contribuímos ativamente com o 3GPP para a padronização do 5G New Radio (NR) e participamos das atividades de pré-trial do 5G.
A Qualcomm é uma empresa voltada para a invenção. Tudo o que inovamos, transformamos e cada obstáculo que superamos constrói a base para as oportunidades sem limites que a tecnologia abrirá. Trabalhamos para fazer do 5G uma realidade. Por que esperar?


Compartilhe
Publicação Anterior

Saint-Gobain procura startups no Cubo

Próxima Publicação

E se os seus documentos também fossem para o smartphone?

Veja também

Até 2020, o mercado de casas inteligentes deve gerar € 122,7 bilhões / Divulgação

Quando os eletrodomésticos se conectam à internet

Compartilhe

CompartilheControlar aparelhos domésticos à distância é uma funcionalidade cada vez mais próxima da vida das famílias. A expectativa é que o mercado de casas inteligentes (smart home) tenha uma forte expansão nos próximos anos. E o Brasil não […]


Compartilhe
Reinventar maneiras de trazer o consumidor para perto é fundamental / Unsplash

Está na hora de se reinventar

Compartilhe

CompartilheSão mais de 100 dias e contando, e a expectativa de uma quarentena leve, que deixasse poucas sequelas, já não faz o menor sentido. O isolamento é um fato que mobilizou as esferas governamentais, impactou […]


Compartilhe
Tendências de IA nas telecomunicações caminham em direções opostas / dtmarch

Inteligência artificial tem dois caminhos nas telecomunicações

Compartilhe

CompartilheEstamos chegando a uma encruzilhada interessante na estrada da inteligência artificial (IA) ​​nas telecomunicações. Duas das tendências previstas para este ano caminham em direções opostas. Primeiro, haverá uma crescente aceitação do uso de IA ​​e aprendizado […]


Compartilhe