De onde deve vir o crescimento no mercado de mídia

David Lynch interpreta Gordon Cole na volta do seriado Twin Peaks / Reprodução
Compartilhe

Mídia: David Lynch interpreta Gordon Cole na volta do seriado Twin Peaks / Reprodução
David Lynch interpreta Gordon Cole na volta do seriado Twin Peaks / Reprodução

O mercado de entretenimento e mídia está desacelerando. A PwC prevê que, nos próximos cinco anos, o crescimento médio global do setor deve ficar em 4,2%.
A projeção do ano passado era de 4,4% de expansão anual.
A participação de entretenimento e mídia no Produto Interno Bruto (PIB) global deve cair de 2,54% neste ano para 2,39% em 2021.
Muitos grandes mercados parecem ter alcançado um ponto de saturação, segundo a consultoria:

    “Conforme consumidores compram assinaturas de streaming no lugar de downloads de músicas, e anunciantes fazem aquisições segmentadas online no lugar de buscar a mídia de massa, seus gastos gerais talvez não cresçam tão rápido quanto no passado.”

Áreas de crescimento

Somente jornais e revistas devem apresentar queda em números absolutos.
Os motores do crescimento, com avanço acima da média da economia, serão quatro: vídeo via internet, publicidade online, videogames e acesso à internet.
O estudo não levou em conta os segmentos de e-sports e realidade virtual, pois, por partirem de uma base muito pequena, têm crescimentos projetados elevados.
Projeção de crescimento do mercado de mídia e entretenimento / Fonte: PwC
O faturamento do vídeo via internet deve registrar um crescimento médio anual de 6%, já descontada uma expansão de 5,6% do PIB mundial.
Os jornais, por outro lado, devem diminuir 8,3% ano ano. A TV e o vídeo tradicionais têm uma queda esperada de 4,2%.

Foco nos fãs

O relatório da PwC sugere que as empresas de entretenimento e mídia devem focar nos fãs de seus produtos e construir seu negócio em torno deles.
Com os fãs, é possível conseguir maior engajamento, fidelidade e gasto per capita, diferentemente de uma audiência ocasional e de baixo valor.
A consultoria faz quatro recomendações:

  • Saiba quem são os fãs. As empresas precisam melhorar sua capacidade de captar informações e segmentar a audiência. Para isso, precisam fortalecer análise de dados, medição e gestão.
  • Aumente a agilidade e flexibilidade do negócio. As organizações precisam estar conectadas, ter equipes multidisciplinares e responder rapidamente a novas preferências, modelos de negócio e tecnologias.
  • Monetize o relacionamento total com fãs. Estenda as marcas preferidas dos fãs a novos mercados e gere receita por meio de múltiplos modelos de negócio, como publicidade, assinaturas e transações.
  • Adote um foco centrado no fã. As empresas precisam de criar relacionamento direto com o consumidor. Isso significa deixar de operar no atacado e oferecer experiências fim a fim diretamente aos usuários.

Compartilhe
Publicação Anterior

Mercado de coworking atrai investimento internacional

Próxima Publicação

Setor de tecnologia é o segundo na ocupação de escritórios

Veja também

Bicicleta criada com software de design generativo / Divulgação

O que muda no esporte com o design generativo

Compartilhe

CompartilheO que você acha da bicicleta acima? Ela foi projetada por um algoritmo. Com um software de design generativo, o projetista definiu características gerais do objeto, como dimensões e resistência, e o sistema gerou inúmeras alternativas. “Com o […]


Compartilhe