‘Liberdade de expressão não é liberdade de viralização’

Marcelo Bechara Hobaika, da Globo, fala sobre liberdade e responsabilidade na internet
Compartilhe

Qual é a responsabilidade das big techs na disseminação de notícias falsas e discurso de ódio?

Esse foi um dos temas da conversa entre Marcelo Bechara Hobaika, diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo e conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), e o jornalista Renato Cruz, em vídeo da série Quem Inova.

Bechara acaba de publicar Buracos negros digitais: a responsabilidade como defesa à livre expressão e combate à censura na internet.

Liberdade de viralização

Marcelo Bechara questiona se as plataformas digitais não deveriam ser responsabilizadas a partir do momento em que lucram com a desinformação.

“No caso do conteúdo impulsionado, não é liberdade de expressão, é liberdade de viralização. A plataforma aceita dinheiro para fazer com que um conteúdo ganhe outro patamar. Se isso causar dano, não dá para dizer que é preciso ir à Justiça. A plataforma é sócia dessa liberdade de expressão. Ela deveria ter um nível de responsabilização”, argumenta.

Para saber mais, assista ao vídeo da entrevista, e assine o canal do inova.jor no YouTube.


Compartilhe
Publicação Anterior

Nuvem habilita processo de inovação nas empresas

Próxima Publicação

AkzoNobel acelera inovação com startups

Veja também

Ericson Scorsim lança o livro eletrônico 'Direito das Comunicações' / Divulgação

Como o direito das comunicações afeta as empresas

Compartilhe

Compartilhe Apesar de usar intensivamente os serviços de comunicações (telefonia, internet e televisão), o brasileiro ainda conhece pouco as leis que regulamentam essas atividades e as obrigações das empresas do setor. Diante da escassez de […]


Compartilhe
Imprensa

Revista Imprensa: O que esperar dos jovens

Compartilhe

CompartilheTive a honra de publicar artigo na Revista Imprensa sobre jovens e jornalismo, falando sobre os hábitos das novas gerações em plataformas digitais: A internet comercial foi lançada no Brasil em 1995. Isso quer dizer […]


Compartilhe