Atualmente, apenas 12% dos funcionários de empresas na América Latina relacionam a cultura organizacional à transformação digital.
Ao mesmo tempo, 72% dos entrevistados falam de tecnologia ao explicar o conceito de transformação digital.
Esse número foi revelado por um estudo da Laboratória, organização social que busca inserir mais mulheres no mercado de tecnologia.
Foram ouvidas 1.300 pessoas de centenas de empresas na América Latina.
Além disso, mais de 70% dos entrevistados indicam fatores como políticas internas, falta de estratégia e de talento como principais dificuldades da mudança em suas organizações.
Enquanto isso, a falta de tecnologia aparece apenas em 5% das respostas.
Transformação
Embora a maioria das grandes organizações já tenha começado a trabalhar processos de transformação digital, poucas entendem que essa mudança deve estar diretamente relacionada à cultura organizacional.
Ao serem indagados sobre como começaram a transformação digital de suas empresas, 65% mencionam investimento em tecnologia ou metodologias para o desenvolvimento de produtos.
Assim, uma das conclusões do estudo é que a cultura organizacional deve deixar de ser uma barreira para se tornar um catalisador da transformação digital.
“Essa mudança deve ser constante, além de estar embasada em uma cultura de aprendizagem contínua. É o que temos feito nestes 5 anos de Laboratória”, diz Regina Acher, cofundadora da Laboratória no Brasil.