Aos 150 anos, Voith aposta na transformação digital

A Voith criou um mercado digital de papel reciclado nos Estados Unidos / Divulgação
Compartilhe

A Voith criou um mercado digital de papel reciclado nos Estados Unidos / Divulgação
A Voith criou um mercado digital de papel reciclado nos Estados Unidos / Divulgação

Fundada em 1867, a Voith fortalece sua presença no mundo digital. O grupo alemão fornece máquinas para setores como energia, petróleo e gás, papel, extração de matérias-primas e transporte e automotivo.
Recentemente, criou a divisão Digital Solutions, que reúne suas operações de tecnologia da informação, automação, software e sensoriamento.
Diante de tendências como internet das coisas e big data, o desenvolvimento de software torna-se cada vez mais importante, mesmo para fabricantes de máquinas.
A Voith planeja investir € 100 milhões de euros nos próximos dois anos em produtos digitais.

Mercado digital

Roland Münch, da Voith / Divulgação
Roland Münch, da Voith / Divulgação

No mês passado, Roland Münch, presidente do conselho de administração da nova divisão, visitou o Brasil e conversou com o inova.jor sobre a aposta da Voith na transformação digital.
“A aplicação do conhecimento que temos da indústria a modelos de negócios adequados na área de ciberfísica gera enorme potencial de crescimento”, afirmou o executivo. “Essa é nossa abordagem na Voith Digital Solutions.”
Um resultado da nova divisão é a plataforma merQbiz, primeiro mercado digital de papel reciclado dos Estados Unidos, criado em parceria com a Boston Consulting Group (BCG) Digital Ventures.
A Voith tem oferecido soluções de indústria 4.0, que combinam a automação com tecnologias como computação em nuvem, análise de dados, aprendizado de máquina e internet das coisas, inclusive no Brasil.
O conceito Papermaking Next Level busca criar processos industriais mais inteligentes, rentáveis e sustentáveis em toda a cadeia do papel.

Monitoramento acústico

Outro exemplo é o sistema de monitoramento HyGuard Acoustic, que identifica possíveis falhas em máquinas a partir do som que elas fazem.
O projeto está sendo realizado em parceria com um operador global de usinas hidrelétricas.
A Voith é uma das maiores empresas familiares da Europa, com 19 mil colaboradores, faturamento de € 4,3 bilhões e presença em mais de 60 países.
A companhia está presente no Brasil desde 1964. São Paulo foi a primeira cidade a receber uma operação do grupo fora da Europa.


Compartilhe
Publicação Anterior

Roche e 100 Open Startups lançam desafio sobre oncologia

Próxima Publicação

Estão abertas as inscrições para o LatAm Edge Awards

Veja também

Arnaldo Fontenele, da Polícia Civil do DF, e Cristiano Blanez, da NEC, falaram sobre multibiometria no Start Eldorado / Divulgação

Start Eldorado: Multibiometria melhora a segurança

Compartilhe

CompartilheA multibiometria melhora a segurança pública. Na quarta-feira (29/8), Arnaldo Fontenele, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal, e Cristiano Blanez, gerente de Soluções Públicas da NEC Brasil, conversaram sobre o […]


Compartilhe
Software não licenciado pode tornar o computador vulnerável a vírus / Frerieke/Creative Commons

Qual é a relação entre software pirata e segurança

Compartilhe

CompartilheOs investimentos em tecnologia da informação e segurança têm crescido no Brasil. A preferência por software pirata, no entanto, ainda é grande por aqui. Jodie Kelley, conselheira geral e vice-presidente sênior de combate à pirataria da BSA, esteve […]


Compartilhe