Geração de energia solar alcança 10% da demanda do Nordeste

Nordeste tem 1,2 GW em capacidade instalada de energia solar / Otávio Nogueira
Compartilhe

Nordeste tem 1,2 GW em capacidade instalada de energia solar / Otávio Nogueira
Nordeste tem 1,2 GW em capacidade instalada de energia solar / Otávio Nogueira

As usinas solares fotovoltaicas atingiram recorde de geração na Região Nordeste.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a capacidade instalada na região equivale a 1,2 gigawatt (GW).

Em 25 de setembro de 2019, às 11h57, a geração atingiu o fator de capacidade instantâneo de 94%.

Dessa forma, a máxima diária alcançou 1,13 GW, o suficiente para suprir 10,3% da demanda elétrica da região.

Usinas de energia solar

De acordo com a Absolar, o Brasil conta atualmente com 2,2 GW de potência instalada operacional em usinas solares fotovoltaicas de grande porte, o equivalente a 1,3% a matriz elétrica do país.

Assim, a geração de energia solar ocupa a sétima posição na matriz elétrica brasileira, tendo ultrapassado neste ano a fonte nuclear, que conta com 1,9 GW (1,1%) provenientes das usinas de Angra I e Angra II, no Rio de Janeiro.

Existem usinas solares fotovoltaicas em nove estados do Brasil, nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste, com destaque para Bahia, Ceará, Minas Gerais, Piauí e São Paulo.

São 73 projetos de geração de energia fotovoltaica em operação, contratados por meio de leilões de energia do governo federal.

Por fim, a Absolar estima que o investimento privado em grandes usinas solares fotovoltaicas alcançará R$ 23,2 bilhões até 2023.


Compartilhe
Publicação Anterior

Podcast: Qual é o impacto da edge computing nos negócios

Próxima Publicação

Qual é a relação entre cultura organizacional e transformação digital

Veja também

A P&G possui fábrica em Manaus /Divulgação

P&G anuncia centro de pesquisa em São Paulo

Compartilhe

CompartilheA P&G vai inaugurar em Campinas (SP) um centro de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para a América Latina. A inauguração é prevista para o mês que vem. Serão investidos R$ 150 milhões no centro, que […]


Compartilhe
O smartwatch da Apple deixou recentemente de ter aplicativos importantes como Google Maps / informedmag.com/Creative Commons

Para onde vai o mercado de relógios inteligentes

Compartilhe

CompartilheO relógio inteligente (ou smartwatch) já foi apontado o sucessor do smartphone como grande sucesso do mercado de eletrônicos de consumo. Mas a previsão não se concretizou. No ano passado, as vendas mundiais do produto […]


Compartilhe