Atendimento ao cliente com inteligência artificial deve dobrar no Brasil

Compartilhe

Atendimento ao cliente com inteligência artificial deve dobrar no Brasil / Michele M. F.
Inteligência artificial fará comunicação com cliente / Michele M. F.

Atualmente, a inteligência artificial (IA) é um dos recursos mais buscados por empresas para a transformação digital. Afinal, é uma maneira das organizações fincarem o pé na chamada quarta revolução industrial.

Segundo o State of Service 2019, globalmente, mais da metade das organizações (56%) querem novas maneiras de usar a IA. Principalmente como solução para executar tarefas de interação humana — como antedimento ao cliente.

Essa área, de acordo com o estudo da Salesforce, se encontra em estágio inicial. Apenas 24% das organizações utilizam IA no atendimento ao cliente.

No entanto, o potencial de crescimento da inteligência artificial no setor é imenso. Segundo a pesquisa, projeção de crescimento na área é de 143% nos próximos 18 meses.

No Brasil, há uma estimativa de crescimento em torno dos 133%, no mesmo período. Perto da média global, mas distante de países como México (300%), Alemanha (293%) e Singapura (267%).

“As empresas estão entendendo os benefícios da IA para os negócios. À medida que esta tecnologia está amadurecendo, novas possibilidades surgem e o interesse empresarial aumenta”, comenta Fabio Costa, general manager da Salesforce para Brasil.

“A IA vai auxiliar as equipes de atendimento a focarem em problemas mais complexos e no relacionamento com os consumidores”.

Inteligência artificial no Brasil

Atualmente, o Brasil já encontra 37% de IA em empresas para o atendimento aos consumidores. Isso coloca o País em quarto lugar, atrás de Índia (46%), Países Nórdicos (36%) e o Japão (33%).

Além disso, 42% dos serviços brasileiros tem planos para o uso nos próximos 18 meses. A taxa é a terceira mais alta, atrás apenas de México (50%) e Cingapura (49%).

Por fim, no caso dos chatbots com IA, 30% das empresas do País usam a ferramenta para contato com os clientes. E 41% tem planos para o uso nos próximos 18 meses.

A projeção de crescimento dessa tecnologia no Brasil é de 137%, alinhada com os 136% da média global.


Compartilhe
Publicação Anterior

Cada vez mais digital, mineração adota modelo 4.0

Próxima Publicação

Como será a rede de telecomunicações do futuro

Veja também