Earth 2050: Projeto multimídia simula como será o mundo em 30 anos

Nova Iorque em 2050, segundo a atual previsão da Earth 2050 / Reprodução
Compartilhe

Earth 2050, projeto multimídia da Kaspersky Lab tenta projetar o mundo daqui 30 anos / Reprodução
Earth 2050, projeto multimídia da Kaspersky Lab, tenta projetar o mundo daqui 30 anos / Reprodução

Há anos os filmes de ficção científica, futurólogos e empresas de tecnologia tentam imaginar como será o mundo nos próximos 30 anos.
Ontem (1/3), a Kaspersky Lab anunciou o Earth 2050, um projeto multimídia interativo com previsões feitas pelos cientistas da empresa, futurólogos e pessoas comuns.
O programa especula, com imagens em 360º, como será a vida na Terra em 2030, 2040 e 2050.
Até o momento, é possível acompanhar a previsão de 80 cidades espalhadas pelo mundo. Para isso, basta acessar o site e escolher ano e a cidade, no globo virtual, que deseja visitar no futuro.

Grandes cidades

Em Barcelona, por exemplo, é possível ver torres futuristas e carros voadores semelhantes aos previstos nos desenhos animados. Veículos autônomos, já realidade hoje no mundo, também configuram a cena do futuro.
Nova York também tem suas previsões. Daqui poucos anos, segundo cientistas, as pessoas devem usar roupas e carros inteligentes. E a energia será totalmente limpa e renovável.

Nova Iorque em 2050, segundo a atual previsão da Earth 2050 / Reprodução
Nova York em 2050, segundo a atual previsão da Earth 2050 / Reprodução

Casas

Para quem tem dúvidas de como será a vida privada, o projeto também faz projeção de como serão as casas nos próximos anos.
Em 2030, por exemplo, o projeto prevê apartamentos pequenos, com impressora 3D e roupas que se limpam sozinhas.
Para 2040 a equipe da Kaspersky Lab acredita que as empregadas robôs finalmente serão uma realidade. O robô trará um grande problema social de espionagem e vazamento de dados.
Ainda nessa década, os pesquisadores acreditam que os animais de estimação serão criados de acordo com os desejos e necessidades de seus donos. Robôs também tendem a desempenhar esta função.
Por fim, em 2050, a estimativa dos cientistas é que cada pessoa tenha o seu próprio assistente virtual. O computador imitará o sistema nervoso central dos humanos e conseguirá tomar decisões pelo dono baseado nas informações que coletou por toda a vida.

Meio ambiente

A questão ambiental também é avaliada no projeto. A ideia é que regiões especiais, como a floresta amazônica, sejam completamente reflorestadas.
O processo de recuperação ocorreria devido a junção de forças entre cientistas, organizações em defesa do meio ambiente e a evolução de como a sociedade usará as novas tecnologias.
“Haverá uma rejeição aos textos impressos. As crianças não terão livros didáticos, os adultos não lerão livros físicos e os idosos não vão querer jornais impressos. Novas tecnologias trarão de volta a beleza do nosso planeta e ar puro”, diz a explicação em inglês.

Colaboração

O projeto Earth 2050 pode ser acessado gratuitamente e faz parte das comemorações de 20 anos de atividades da Kaspersky Lab no mundo.
Cada pessoa pode adicionar sugestões aos ambientes, enviando feedback aos organizadores. Uma equipe avalia a possibilidade da ideia que, se aprovada, passa a integrar o cenário.


Compartilhe
Publicação Anterior

Uma única experiência ruim já pode afastar consumidor da marca

Próxima Publicação

Toyota vende 10 milhões de carros híbridos no mundo

Veja também

Maioria já sabe que é possível pagar com o celular, afirma Edlayne Altherman Burr, da Accenture / Renato Cruz/inova.jor

O que falta para a massificar os pagamentos móveis

Compartilhe

CompartilheA fase de divulgação dos sistemas de pagamentos móveis já passou. Segundo Edlayne Altherman Burr, diretora da Accenture, 56% das pessoas já sabem que dá para pagar com o celular. “Antes, a prioridade era a educação […]


Compartilhe

HackBrazil leva empreendedores a Harvard e ao MIT

Compartilhe

CompartilheEmpreendedores brasileiros podem inscrever soluções tecnológicas para problemas brasileiros até o dia 30 deste mês no HackBrazil. Criada por alunos brasileiros de Harvard e do Instituto de Tecnologia da Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a competição anual […]


Compartilhe