Internet das coisas começa a chegar às residências

Gustavo Assunção, da Samsung, quer colocar demonstrações de automação residencial no varejo / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

Internet das coisas: Gustavo Assunção, da Samsung, quer colocar demonstrações de automação residencial no varejo / Renato Cruz/inova.jor
Gustavo Assunção, da Samsung, quer demonstrar internet das coisas residencial no varejo / Renato Cruz/inova.jor

Há 10 anos, fazer automação residencial era muito caro e tecnicamente difícil. Os preços vêm caindo nos últimos anos, mas a complexidade de instalação costuma ser alta.
Fabricantes de eletroeletrônicos buscam resolver esse problema. Um exemplo disso é a QDrive, lava e seca inteligente anunciada ontem (26/7) pela Samsung.
A máquina pode ser programada e controlada pelo celular, tablet ou televisor. A plataforma SmartThings, da fabricante sul-coreana, permite conectar televisor, celular, tablet, lavadora, ar condicionado e geladeira, entre outros equipamentos.
Chamada Family Hub, a geladeira inteligente da Samsung ainda não está disponível no Brasil. A empresa trabalha no desenvolvimento de conteúdo local, para ser acessado da tela na porta do aparelho, antes do lançamento.
“A internet das coisas finalmente está acontecendo”, afirmou Gustavo Assunção, vice-presidente de Eletrônicos de Consumo da Samsung. “Negociamos com varejistas para demonstrar a plataforma nos pontos de venda ainda neste semestre.”
Segundo o IDC, neste ano, o mercado residencial de IoT deve atingir US$ 612 milhões no Brasil. Cerca de 4% das residências possuem algum dispositivo conectado, como câmeras e ar condicionado.

Central de automação

QDrive, da Samsung / Divulgação
QDrive, da Samsung / Divulgação

Para Assunção, o celular deve ser a principal central de controle da casa inteligente, à frente do televisor e do tablet. No smartphone, é possível usar a assistente de voz Bixby para acessar a máquina de lavar.
A assistente ainda não fala português. A versão em idioma local está em desenvolvimento, por enquanto sem previsão de lançamento.
A edição mais recente da pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que, entre os usuários de internet no Brasil, 22% têm televisores conectados.
Com capacidade de 10,2 quilos, a lava e seca QDrive tem preço sugerido de R$ 5,7 mil.


Compartilhe
Publicação Anterior

BCG: ‘TICs precisam ser reconhecidas como prioridade de país’

Próxima Publicação

Start Eldorado: Como está a digitalização das telecomunicações

Veja também

O Pebble tem entre 2,2% e 3,3% de participação de mercado, dependendo da consultoria / Jonas Birmé/Creative Commons

Como está o mercado de relógios inteligentes

Compartilhe

CompartilheO mercado de relógios inteligentes cresceu 60% no terceiro trimestre, com vendas de 6,1 milhões de unidades em todo o mundo, segundo a consultoria Canalys. O resultado é bem diferente do que foi divulgado alguns […]


Compartilhe

O que esperar das redes empresariais do futuro

Compartilhe

CompartilheNa era digital em que vivemos, os dados se tornaram a nova moeda. Tanto que o fluxo de dados seguro e sem obstáculos é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Nesse cenário, várias companhias […]


Compartilhe