Como está o mercado de relógios inteligentes

O Pebble tem entre 2,2% e 3,3% de participação de mercado, dependendo da consultoria / Jonas Birmé/Creative Commons
Compartilhe

Relógios inteligentes: O Pebble tem entre 2,2% e 3,3% de participação de mercado, dependendo do relatório / Jonas Birmé/Creative Commons
O Pebble tem entre 2,2% e 3,3% de participação de mercado, dependendo do relatório / Jonas Birmé/Creative Commons

O mercado de relógios inteligentes cresceu 60% no terceiro trimestre, com vendas de 6,1 milhões de unidades em todo o mundo, segundo a consultoria Canalys.
O resultado é bem diferente do que foi divulgado alguns dias antes por outra consultoria. De acordo com a IDC, o mercado de smartwatches caiu 51,6% no período, para 2,7 milhões de unidades.
Quem tem uma visão pessimista sobre o mercado pode justificá-la com os números da IDC. Quem, por outro lado, quer ser otimista pode usar os dados da Canalys.
A verdade é que o setor de vestíveis como um todo segue como uma incógnita. Os relógios inteligentes ainda são um produto de nicho. Muitos apostam que aplicações de saúde serão responsáveis por massificá-los.
“Ficou evidente que os atuais relógios inteligentes não são para todo mundo”, afirmou, em comunicado, Jitesh Ubrani, analista sênior de pesquisa da IDC.
Daniel Matte, analista da Canalys, não tem tanta certeza: “O desempenho do quarto trimestre será fundamental para avaliar melhor as perspectivas de longo prazo dos modelos melhorados de relógios”.

Participação de mercado

Ambas as consultorias concordam que o Apple Watch lidera o mercado de smartwatches, com 2,8 milhões de unidades vendidas entre julho e setembro (Canalys) ou 1,1 milhão (IDC).
No segundo lugar, a Canalys aponta a Samsung, com 18,3% do mercado, e a IDC a Garmin, com 20,5%. Para a Canalys, a Garmin está em quarto lugar, com 3,2%.
Abaixo, uma comparação das fatias de mercado de cada fabricante de acordo com os dois relatórios:

Canalys IDC
Apple 45,6% 41,3%
Samsung 18,3% 14,4%
Fitbit 17,2%
Garmin 3,2% 20,5%
Lenovo 3,4%
Pebble 2,2% 3,2%
Outros 13,5% 17,2%

 


Compartilhe
Publicação Anterior

MCTIC: ‘Estamos comprometidos com fundo garantidor’

Próxima Publicação

Case 2016: O que startups consolidadas têm a ensinar

Veja também

A Nintendo tentou colocar a realidade virtual no mercado há 20 anos, com o Virtual Boy, mas não deu certo

Quando a realidade virtual era o futuro da tecnologia

Compartilhe

CompartilheO pesquisador Jaron Lanier é conhecido hoje por ser autor de livros como Gadget: você não é um aplicativo e Bem-vindo ao futuro, em que propõe que mudemos a forma como nos relacionamos com a tecnologia. No século passado, […]


Compartilhe
A WeWork planeja ter seis unidades no Brasil até o final deste ano / Renato Cruz/inova.jor

Mercado de coworking atrai investimento internacional

Compartilhe

CompartilheGrandes empresas internacionais de coworking (espaços compartilhados de trabalho) decidiram investir no Brasil. A norte-americana WeWork inaugurou recentemente um espaço  na Avenida Paulista e a europeia Spaces em Pinheiros, ambos em São Paulo. As duas têm […]


Compartilhe