Batalhas entre startups com soluções em inteligência artificial decidirão qual empresa será o novo participante da Wayra, aceleradora do grupo Telefônica, que também é dona da Vivo. O vencedor também receberá apoio da Microsoft.
A competição acontecerá em 9 de dezembro e é organizada pela empresa norte-americana BigML em parceria com a Open Future, programa de inovação aberta da Telefônica.
Na terceira edição, o evento global acontecerá pela primeira vez no Brasil. As edições anteriores foram realizadas em Boston (EUA) e Valência (Espanha).
Seleção por algoritmo
Durante o evento, as empresa vão apresentar seus projetos em inglês e passarão por avaliação feita por um algoritmo de inteligência artificial, chamado PreSeries, que vai calcular a chance de sucesso de cada uma delas.
As startups receberão uma nota do algoritmo, sem a interferência humana. O PreSeries é configurado para refletir um grande modelo preditivo, com informações de milhares de startups pelo mundo.
O algoritmo considera ainda as rodadas de investimento feitas pelas empresas até o momento.
A startup escolhida pelo algoritmo será convidada a ingressar mo time de aceleradas da Wayra. A empresa participará pelo processo de monitoramento, treinamento e conexão com a rede global de negócios oferecido pelo programa.
Após os seis meses de aceleração, a startup vencedora poderá receber um aporte de US$ 50 mil. Em contrapartida, disponibilizará entre 7% a 10% da empresa para a Telefônica.
O vencedor levará ainda US$ 120 mil em créditos de serviços da Microsoft Azure válidos por dois anos. Além disso, receberá o selo BizSpark Plus, do programa de benefícios para startups da Microsoft.
Os interessados em disputar uma das cinco vagas finalistas precisam se inscrever pela internet até 29 de novembro. A lista com os aprovados será divulgada em 1.º de dezembro.