O que muda com as redes definidas por software

Compartilhe

SDN: A Orange fica no Parque Tecnológico de Petrópolis, no Rio de Janeiro / Divulgação
A Orange Business Services está instalada no Parque Tecnológico de Petrópolis, no Rio de Janeiro / Divulgação

PETRÓPOLIS
As soluções digitais que pretendem revolucionar o mundo nos próximos anos – como a internet das coisas – devem impactar diretamente as empresas, principalmente as de grande porte.
Numa época de expectativas da entrada de novas tecnologias, melhorar a conectividade da companhia tende a ser uma boa estratégia para aumentar a produtividade.
A rede definidas por software (SDN, na sigla em inglês) ajuda a enfrentar os gargalos de conectividade.
Nesse conceito, funcionalidades que eram de equipamentos de rede são transferidas para sistemas que rodam num servidor.
A SDN permite maior flexibilidade e poder de gestão, tornando mais fácil configurar e fazer mudança nas redes.
Felipe Stutz, diretor de desenvolvimento de negócios e soluções em rede para América Latina da Orange Business Services, afirma que o mercado brasileiro está entre os que demonstram maior interesse por novas tecnologias.
“A tendência das soluções digitais, na verdade, já é uma realidade em várias regiões. Em nível de ambição, o Brasil não está tão longe dos demais, mas quando falamos em realização estamos distante dos outros países”, diz Stutz.
Entre as principais dificuldades para o País alcançar as demais nações que apostam na nova tecnologia está justamente o problema estrutural de conectividade.

Rede como serviço

Segundo o executivo da Orange, o mercado brasileiro ainda apresenta resistência quando o assunto é se desfazer das antigas e robustas áreas de tecnologia da informação da própria empresa.
“Há muito parque instalado praticamente obsoleto e o cliente não consegue fazer atualização. Para esses clientes mais resistentes oferecemos uma customização, combinando o que há de mais de novo e o antigo existente no local”, diz Stutz, ao completar que o ideal é sempre atualizar os equipamentos.
Carlos Pereira, vice-presidente de serviços ao cliente e operações para a América Latina da Orange, afirma que é preciso apostar na melhora da conexão no aparelho do funcionário, independente de sua posição na empresa.
“O nosso objetivo daqui pra frente é sair do CIO, do gerente, para o usuário (funcionário). Fizemos estudos e percebemos que se não chegarmos logo neles vamos perder o bonde. Porque o cliente interno quer ter cada vez mais controle e os gerentes estão dando apoio para este momento”, diz Pereira.
Para isso, é preciso apostar em tecnologias que garanta a mesma qualidade e estabilidade na conexão de usuários que estão no centro de São Paulo ou numa plataforma de refinaria de petróleo em pleno mar.

Escritórios remotos

Outra dificuldade das multinacionais é integrar e gerenciar várias redes em escritórios espalhados pelo mundo.
Pensando nisso, a Orange lançou o Easy Go Networking, uma plataforma de controle de pequenos escritórios pertencentes a multinacionais, que usa o conceito de SDN.
O projeto ainda funciona como piloto em 75 países no mundo, entre eles o Brasil. Atualmente com a plataforma é possível controlar questões de segurança de diferentes microescritórios acessando a internet.
A plataforma é uma das apostas da Orange para o mercado corporativo brasileiro. A expectativa é que a Easy Go ganhe novas funcionalidades a partir de 2017.

  • A repórter viajou a convite da Orange Business Services

Compartilhe
Publicação Anterior

Como o blockchain cria possibilidades infinitas

Próxima Publicação

São Paulo terá batalhas de startups de inteligência artificial

Veja também

A BeOn Energy venceu o Free Electrons 2017, programa de startups da EDP / Divulgação

EDP seleciona startups com soluções para o setor elétrico

Compartilhe

CompartilheA segunda edição do Free Electrons Global Accelerator, programa mundial de aceleração de startups da EDP, está com inscrições abertas até 28 de fevereiro. O programa busca empreendedores com projetos em: energia limpa, eficiência energética, […]


Compartilhe
Renato Cruz conversa sobre segurança digital com Mário Rachid, da Embratel, e Rogério Reis, da NEC / Divulgação

Start Eldorado: Como garantir a segurança digital

Compartilhe

CompartilheManter a segurança digital é um desafio cada vez maior com o crescimento da internet das coisas. Na quarta-feira (21/3), conversei com Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel, e Rogério Reis, diretor de […]


Compartilhe
A internet das coisas pode fazer o trânsito fluir entre 5% e 25% melhor / Renato Cruz/inova.jor

O que esperar do Plano Nacional de IoT

Compartilhe

CompartilheO Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram recentemente o Plano Nacional de IoT (internet das coisas, na sigla em inglês). O documento […]


Compartilhe