‘Falhas fazem parte do processo de aprendizado’

Criada há 11 anos, a 4Bio é especializada na venda de medicamentos especiais
Compartilhe

Criada há 11 anos, a 4Bio é especializada na venda de medicamentos especiais
Empreendedor: A falta de um plano de negócios impacta negativamente a rentabilidade da empresa / Renato Cruz/inova.jor

Não existe momento bom ou ruim para quem pretende investir em seu próprio negócio – sempre haverá situações adversas. O segredo é estar muito bem preparado e atento às oportunidades que o mercado apresenta.

Afinal, riscos e inseguranças sempre farão parte da trajetória do empreendedor. O importante é ter coragem, criatividade e nunca entrar na zona de conforto.
Segundo uma pesquisa realizada pelo grupo Britânico Approved Index, em 2015, o Brasil é o terceiro país do mundo em número de empreendedores.
Mas, infelizmente, isso não garante o êxito dos negócios, uma vez que dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que 60% das companhias fecham por não ter um plano de negócios definido.
Muitas vezes a ideia pode ser boa mas, quando colocada em prática, não encontra espaço para se consolidar no mercado.
A falta de um plano de negócios impacta muito negativamente a rentabilidade da empresa, pois metas e planejamento são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empreendimento. Assim como o monitoramento da concorrência.
E é importante ressaltar que precisam ser “escritos a lápis” – uma vez que necessitam ser constantemente ajustados ao longo do percurso para minimizar erros e visualizar as potencialidades e oportunidades que o mercado apresentar.
Outro deslize recorrente entre os empreendedores de primeira viagem é confundir as finanças da empresa com as pessoais. Esse é um grande problema e nem sempre é olhado com o cuidado necessário, podendo, inclusive, levar a nova companhia à falência.

André Kina, da 4Bio / Divulgação
André Kina, da 4Bio / Divulgação

Por isso, tenha uma boa gestão financeira desde o início. Um fluxo de caixa organizado é imprescindível e ajuda a identificar quais as estratégias que estão sendo realmente eficazes. Esse controle pode ser um diferencial na hora de receber um investimento, por exemplo.
O senso comum também acredita que ser o dono do próprio negócio é mais fácil, mas, na realidade, o empreendedor precisa se dedicar muito mais ao trabalho.
A responsabilidade é grande, assim como o tempo investido na empresa. Por isso, ter atividades paralelas que tragam bem-estar e ajudem a relaxar são meios de evitar o estresse, garantindo o equilíbrio e a qualidade de vida.
E tudo isso é fundamental para o bom relacionamento com os públicos interno e externo e, por consequência, resulta em uma melhor entrega do serviço. Além de ser um meio de adicionar criatividade às atividades na empresa.

Avaliação de oportunidades

Quem almeja o sucesso precisa de um olhar atento, avaliando oportunidades que as outras pessoas não enxergam. Além de estar sempre disposto a ingressar em novas iniciativas, garantir a qualidade e eficiência da entrega e, claro, nunca desistir diante dos problemas.

Vale lembrar que as falhas fazem parte do processo de crescimento e aprendizado e podem ajudar no desenvolvimento de soluções inovadoras. O erro faz parte e deve ser encarado como um incentivo para se reerguer e atingir as metas propostas. Seguindo estas dicas, já é possível percorrer uma boa parte do caminho rumo ao sucesso.


Compartilhe
Publicação Anterior

Hospitais apostam em acompanhamento remoto do paciente

Próxima Publicação

Como a realidade virtual pode ser usada na educação

Veja também

Você está preparado para os carros autônomos?

Compartilhe

CompartilheVocê trocaria seu meio de transporte atual por viagens compartilhadas num táxi sem motorista? É dessa forma que moradores de 27 grandes cidades se imaginam nos próximos dez anos. Em 2015, a consultoria BCG ouviu 5,5 mil […]


Compartilhe
Tesla está entre as principais empresas de venda de carros inteligentes / Dave Pinter / Flickr / Creative Commons

Afinal, os carros inteligentes são seguros?

Compartilhe

CompartilheO acidente fatal envolvendo um carro da Tesla no piloto automático, divulgado ontem (30/6) nos Estados Unidos, fez retomar a discussão sobre a segurança dos veículos autônomos. Afinal, os carros inteligentes são seguros? O estudo Connected Cars: The Open […]


Compartilhe