Hospitais apostam em acompanhamento remoto do paciente

Compartilhe

Saúde: Com dispositivos tecnológicos, médicos conseguem fazer o monitormento de pacientes à distância / Divulgação
Com dispositivos tecnológicos, médicos conseguem fazer o monitormento de pacientes à distância  / Divulgação

Rio de Janeiro
Ir ao hospital para fazer tratamentos básicos de saúde pode se tornar algo raro nos próximos anos. O conceito de “at-home hospital care” (assistência hospitalar no domicílio) é uma das apostas de modernização do setor de saúde.
Em sistemas at-home, apenas tratamentos de doenças agudas são feitos no hospital tradicional. O conceito foi discutido durante o evento Innovation Summit, da GE Healthcare, realizado ontem (26/9) no Rio de Janeiro.
Jörgen Nordenström, professor de cirurgia do Instituto Karolinska (Suécia), apresentou o modelo como uma forma de o mercado se adequar às novas tecnologias.
Nesse conceito, pacientes fariam o próprio monitoramento em casa por meio de dispositivos tecnológicos. As informações geradas seriam encaminhadas aos médicos nos hospitais, onde fariam o monitoramento dos dados e o controle de possíveis crises.
Com a transferência dos pacientes para a assistência hospitalar no domicílio, o setor de saúde conseguiria diminuir os custos e aumentar a produtividade, na opinião do especialista.
“Os pacientes hoje já estão muito integrados com o mundo da internet, por isso seria mais fácil implementar esse sistema. Além disso, eles gostam de saber o que está acontecendo com eles. O atendimento domiciliar melhora a vida dos pacientes e a produtividade do sistema”, disse.
O pesquisador afirmou que há forte tendência de os próprios pacientes optarem por comprar dispositivos tecnológicos mais caros para terem mais acesso a informações da própria saúde e se manterem distante dos hospitais.
Nordenström defende ainda que, com o novo sistema, será possível adotar um modelo de medicina personalizada. Com isso, os médicos teriam mais precisão na hora de definir o diagnóstico.
“Hoje avaliamos o paciente depois de uma série de exames que fazemos no hospital, naquele momento. Com o acompanhamento domiciliar teremos precisão do diagnóstico, que levará em conta multicamadas de informação, incluindo as que são coletadas diariamente pelo próprio paciente”, disse professor.

Produtividade dos hospitais

Para que o mercado de saúde participe de vez do processo de inovação e aumento de produtividade, no entanto, é preciso que o setor passe a olhar mais para outras tecnologias.
Soluções em internet das coisas, vestíveis, smartphones, big data e mídias sociais foram apenas alguns dos aspectos apontados como fonte de informações essenciais para os hospitais e que ainda são pouco usados pelo setor.
A automatização dos processos também foi apresentada como uma forma de aumentar a produtividade dos hospitais. Com isso, os profissionais da saúde estariam mais focados em atender o paciente, ao invés de gastar tempo com trabalhos burocráticos.
Daurio Speranzini Jr, presidente da GE Healthcare na América Latina, diz que o Brasil ainda está longe de conseguir acompanhar as mudanças acontecidas em outros países.
“Acredito que ainda precisamos fazer algo mais básico, como o cadastro único do paciente. Uma espécie de RG da saúde para que os dados daquela pessoa em todas as unidades sejam compartilhadas”, afirmou Speranzini.

  • A repórter viajou a convite da GE Healthcare

Compartilhe
Publicação Anterior

O que muda na Dell Brasil depois da compra da EMC

Próxima Publicação

‘Falhas fazem parte do processo de aprendizado’

Veja também

Rafael Steinhauser, da Qualcomm, quer fomentar o mercado brasileiro de internet das coisas / Renato Cruz/inova.jor

Qualcomm premia projetos de internet das coisas

Compartilhe

CompartilheA Qualcomm abriu as inscrições do Prêmio Tecnologias de Impacto para projetos brasileiros inovadores de internet das coisas, com uso de tecnologias de comunicação sem fio. O prazo termina em 30 de outubro. “A inovação […]


Compartilhe

Tem certeza de que seu celular é seguro?

Compartilhe

CompartilheA segurança é a maior preocupação das operadoras de telefonia móvel em 2016. A conclusão faz parte de uma pesquisa internacional realizada pela F5 Networks sobre os planos de negócios e tecnologias para os próximos […]


Compartilhe