Afinal, os carros inteligentes são seguros?

Tesla está entre as principais empresas de venda de carros inteligentes / Dave Pinter / Flickr / Creative Commons
Compartilhe

Tesla está entre as principais fabricantes de carro inteligente / Dave Pinter/Creative Commons
Tesla está entre as principais fabricantes de carros inteligentes / Dave Pinter/Creative Commons

O acidente fatal envolvendo um carro da Tesla no piloto automático, divulgado ontem (30/6) nos Estados Unidos, fez retomar a discussão sobre a segurança dos veículos autônomos.
Afinal, os carros inteligentes são seguros?
O estudo Connected Cars: The Open Road For Hackers, da FireEye Intelligence, responde que muito pouco.
A vulnerabilidade a ataques de hackers é apontada como o principal motivo para não confiar 100% nessa tecnologia.
Para a pesquisa, os dispositivos mais passíveis a ataque são aqueles responsáveis pela comunicação entre veículos, acesso às redes wi-fi, prevenção de colisões e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Os ataques a esses dispositivos podem trazer problemas sérios como acesso físico não autorizado ao veículo, roubo de informações pessoais, capacidade de sequestro relâmpago e extorsão mediante infecção do sistema por vírus.

Modernização

Roberto Medeiros, diretor sênior de desenvolvimento de produtor da Qualcomm, defende que não há motivo para alarde. A Qualcomm é uma das empresas que produz plataformas para transformar carros em dispositivos mais inteligentes.
“Qualquer dispositivo que está conectado está sujeito a ataques e com veículos não é diferente. Seria exagero dizer que é impossível, mas não acredito que essa seja uma preocupação real”, diz Medeiros.
Para o executivo, a indústria automobilística está passando por um processo de modernização de sistemas. A fase atual consiste em ampliar a conectividade entre veículo-smarphone e veículo-passageiro.
“Acredito que só veremos carros totalmente autônomos a partir da próxima década. O próximo passo do setor será investir em comunicação entre veículos, pessoas e coisas, o chamado V2X”, afirma.
No sistema V2X será possível carros se comunicarem com pessoas, além de outros carros e objetos próximos a eles como postes de iluminação públicas colocados ao lado de uma via, compondo todo um sistema de cidade inteligente.
A segurança dessa conectividade, segundo o executivo da Qualcomm, é estudado desde a concepção das tecnologias.
“Além de estarmos sempre cuidando da segurança do que fazemos passamos, muitos anos projetando e testando antes de ir ao mercado. Posso dizer que hoje já estamos testando uma próxima etapa que está muito além do que vimos hoje nas ruas”, conclui.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como a mobilidade afeta o comportamento do consumidor

Próxima Publicação

Empregadores estão de olho nas suas redes sociais

Veja também

O número de linhas com 3G cresceu 120% no último ano / Tony Alter / Creative Commons

Brasil perde 15,1 milhões de linhas móveis em 12 meses

Compartilhe

CompartilheO Brasil perdeu 15,1 milhões de linhas móveis no período de 12 meses encerrado em fevereiro, chegando a 242,9 milhões de linhas, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Dentre os quatro maiores grupos, apenas a Vivo […]


Compartilhe
Internet: Interfaces de voz, como o Echo, da Amazon, é uma das principais tendências / Rob Albright/Creative Commons

O que você precisa saber sobre o futuro da internet

Compartilhe

CompartilheO Internet Trends, relatório anual elaborado por Mary Meeker, foi apresentado nesta semana durante o Code Conference, evento da Vox Media. O estudo, que apresenta as tendências do mercado de tecnologia, é um dos mais aguardados pelos executivos do […]


Compartilhe
O Grupo Boticário não faz testes de cosméticos em animais desde 2000 / Guilherme Pupo/Divulgação

Boticário vai simular órgãos humanos num chip

Compartilhe

CompartilheO Grupo Boticário não faz testes com animais desde 2000. No ano passado, foi pioneiro no Brasil ao desenvolver pele humana reconstituída em laboratório. O novo projeto de pesquisa do Boticário na área de testes […]


Compartilhe