Análise de dados pode incentivar a adoção de energia solar

Participação da energia solar é menor que 1% no Brasil / Som Energia Cooperativa
Compartilhe

Participação da energia solar é menor que 1% no Brasil / Som Energia Cooperativa
Participação da energia solar é menor que 1% no Brasil / Som Energia Cooperativa
No Brasil, somente 0,8% da energia produzida tem como fonte sistemas solares fotovoltaicos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 2040, essa participação pode chegar a 20%, de acordo com a Bloomberg. A Serasa Experian desenvolveu um projeto chamado Sunny, que calcula a viabilidade técnica e financeira da instalação de geração de energia solar em residências e empresas. “Temos um MVP (sigla em inglês de produto mínimo viável) que vai ser testado no Nordeste”, afirma Marcelo Pimenta, diretor do DataLab, laboratório de inovação da Serasa Experian. A empresa está finalizando acordo com um banco da região, que vai financiar a instalação dos painéis solares. A ideia é que as parcelas mensais do financiamento não sejam maiores do que a conta de luz atualmente paga pelos financiados.

Estágio de verão

O projeto foi desenvolvido durante três meses por uma equipe de três estudantes selecionados para o estágio de verão do DataLab. Por meio da análise de imagens de satélite, o sistema consegue calcular o potencial fotovoltaico do telhado de cada construção. Redes neurais, que rodam modelos computacionais inspirados no sistema nervoso, analisam fatores como tamanho, latitude e longitude. O projeto foi desenvolvido a partir de imagens de Barueri, na Grande São Paulo. Os dados sobre o potencial fotovoltaico de cada telhado são combinados a informações sobre o consumo de energia da construção e à análise de crédito do consumidor ou empresa, para cálculo da viabilidade de se instalar geração de energia solar fotovoltaica.
Compartilhe
Publicação Anterior

Start Eldorado: Multibiometria melhora a segurança

Próxima Publicação

Como acompanhar a concorrência em tempo real

Veja também

Curso da THNK será oferecido no Brasil em junho / Divulgação

Quais são os desafios de ser um líder inovador

Compartilhe

CompartilheA inovação exige trabalho duro. Um grande desafio das empresas é, depois de coletar ideias, colocar em prática os projetos de inovação. Mark Vernooij, sócio da THNK, escola holandesa de liderança criativa, conversou com o […]


Compartilhe