Foi anunciado ontem (30/5) o lançamento do Afro Hub, um programa que tem por objetivo apoiar empresas tecnológicas de empreendedores negros.
O programa é uma iniciativa da Feira Preta, Afro Business e Diaspora.Black, com apoio do Facebook. Neste ano, completam-se 130 anos da abolição da escravatura no Brasil.
A partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Locomotiva descobriu que existem mais de 5,8 milhões de empreendedores negros com acesso à internet no país.
Eles movimentam cerca de R$ 219,3 bilhões por ano. Segundo o Sebrae, afroempreendedores estão à frente de 51% das empresas brasileiras.
Pré-aceleração
O Afro Hub vai selecionar 10 empreendedores que passarão por um processo de pré-aceleração e treinamento em ferramentas do Facebook e do Instagram, além de receber mentorias de especialistas, entre junho e setembro.
Além disso, de junho a novembro, o Afro Hub vai oferecer para centenas de empreendedores, na Estação Hack, em São Paulo, eventos gratuitos organizados Feira Preta, Afro Business e Diaspora.Black.
Em novembro, serão realizados workshops gratuitos para empreendedores negros em diversas capitais, como Salvador, Rio de Janeiro e São Luís, sobre o uso das redes sociais para alavancar negócios.