Qual é o papel do marketing na transformação digital

Proxxima 2018 discute o cenário da transformação digital para o marketing e a comunicação / Divulgação
Compartilhe

Proxxima 2018 discute o cenário da transformação digital para o marketing e a comunicação / Divulgação
Proxxima 2018 discute o cenário da transformação digital para o marketing e a comunicação / Divulgação

A transformação digital deixou de ser expressão da moda e virou realidade.
Segundo a consultoria IDC, até o final de 2019, o investimento global em transformação digital será de US$ 1,7 trilhão, representando um crescimento de 42% sobre 2017.
Internet das coisas, blockchain, inteligência artificial, big data, geolocalização e realidade aumentada são tecnologias que já impactam a vida das empresas.
Hoje e amanhã (8 e 9/5), no Proxxima 2018, evento sobre inovação na comunicação e marketing, diversos especialistas discutem quem deve liderar essa transformação nas empresas.
À medida que o consumidor consegue acesso a novas tecnologias, ele altera profundamente suas necessidades, aumentando a expectativa de consumo.
Marcas que não entregam uma experiência dentro desse novo contexto do consumidor, e na velocidade que ele quer, não vão conseguir sobreviver.
“A transformação digital é uma necessidade interna da empresa para responder a algo externo”, afirma Leonardo Cid Ferreira, managing director da Accenture Digital.

Projetos digitais

Como dona da comunicação com o consumidor, a área de marketing deve puxar a transformação digital, segundo os participantes do evento.
As barreiras enfrentadas pelas empresas que entenderam a necessidade de evoluir e acompanhar o novo consumidor é grande.
A transformação depende de mudanças profundas de processos, de pessoas que muitas vezes não estão preparadas para liderar projetos digitais e de encontrar maneiras de oferecer valor ao cliente final.
Diante desse cenário, é comum que o medo prevaleça e muitas marcas adiem sua jornada de mudança.
Ter uma área de marketing com pessoas adaptadas à cultura digital é essencial para buscar soluções, ensinar, organizar e analisar dados, usando a tecnologia a favor do consumidor.
“Se sua empresa ainda não deu o primeiro passo para a transformação digital, comece pequeno, mas comece”, alerta Mauro Segura, diretor de marketing da IBM Brasil.
As organizações não precisam esperar o projeto perfeito para iniciar uma mudança tão importante que pode garantir sua própria sobrevivência.


Compartilhe
Publicação Anterior

Visa busca soluções inovadoras na América Latina

Próxima Publicação

Como o big data pode criar atletas do futuro no presente

You might be interested in …

O Labelectron, da Fundação Certi, combina pesquisa e fabricação de produtos / Renato Cruz/inova.jor

Como deve evoluir a digitalização da indústria brasileira

Compartilhe

CompartilhePoucas indústrias brasileiras adotam tecnologias digitais avançadas. Segundo pesquisa do Projeto Indústria 2027, somente 1,6% das empresas encontra-se hoje na chamada Indústria 4.0. Em dez anos, esse percentual deve subir para 21,8%. A Indústria 4.0 […]


Compartilhe
Dell: Gonçalves e Honorato (d.) falaram sobre transformação digital / Renato Cruz/inova.jor

Ainda falta muito para a transformação digital

Compartilhe

CompartilheA Dell Technologies, em parceria com a Intel, divulgou recentemente um estudo indicando que somente 6% das empresas brasileiras de médio e grande porte podem ser consideradas líderes digitais. Segundo a pesquisa, apesar de poucas […]


Compartilhe
Disputa entre Estados Unidos e China tem reflexo no 5G / Pixabay

O Brasil e o jogo geopolítico entre EUA e China no 5G

Compartilhe

CompartilheEm 2021, o Brasil está para definir o leilão de frequências relacionadas às redes de quinta geração (5G), infraestruturas de redes de telecomunicações. Em debate, há proibição ou não do fornecimento de tecnologia 5G por […]


Compartilhe