Google Glass volta ao mercado em versão para a indústria

A fabricante de tratores Agco adotou a nova versão do Glass em sua linha de produção / Divulgação
Compartilhe

A fabricante de tratores Agco adotou a nova versão do Glass em sua linha de produção / Divulgação
A fabricante de tratores Agco adotou a nova versão do Glass em sua linha de produção / Divulgação

Os óculos de realidade aumentada Google Glass fizeram bastante barulho quando foram apresentados aos consumidores, em 2013.
Mas o aparelho acabou sendo tirado do mercado dois anos depois, por causa de preocupações com a privacidade, preço alto e baixa duração de bateria.
O Glass acaba de ser relançado numa Enterprise Edition, voltada para empresas. Dois dos quatro pilotos apresentados no relançamento são industriais (Agco e GE), um de logística (DHL) e outro de saúde (Sutter Health).
A Agco, que fabrica tratores de marcas como Massey Ferguson e Challenger, começou em 2014 um piloto com o Glass em sua fábrica na cidade de Jackson, Minnesota, nos Estados Unidos.
A empresa explica da seguinte forma o uso do Glass, numa aplicação de realidade assistida:

    “A realidade assistida é diferente da realidade virtual. O objetivo da realidade virtual é transportá-lo, fazendo com que você se sinta em outro espaço físico. A realidade assistida o mantém no ambiente presente, mas oferece informação adicional na sua linha de visão.”

Controle de qualidade

No piloto, a Agco adotou o Glass para controle de qualidade. Antes, eram usados tablets, que quebravam frequentemente. Um tablet industrial pode custar US$ 3 mil.
Atualmente, a empresa têm 100 pares de óculos empregados no controle de qualidade e outros processos de fabricação, como consultas a manuais de equipamentos e instruções de montagem.
A Agco informou ter conseguido os seguintes resultados com o Glass:

  • 30% de redução no tempo de inspeção, com a eliminação de documentos de papel e digitação;
  • 25% de redução no tempo de produção em linhas complexas e de baixo volume;
  • 50% de redução na curva de aprendizado para novos funcionários.

Com US$ 7,4 bilhões de faturamento no ano passado, a empresa planeja adotar o Glass em mais seis fábricas.

Não seja um “glasshole”

O Glass não é mais um produto do Google. Depois da gigante das buscas, a empresa responsável por ele passou a ser a X, da holding Alphabet, que também controla o Google.
A versão corporativa elimina o principal obstáculo no uso do Glass. Os usuários da versão anterior eram malvistos, pois quem estava em volta temia ser filmado pela câmera dos óculos sem saber.
O Google chegou até a publicar, na época, instruções sobre como não ser um “glasshole“, trocadilho com o xingamento asshole.


Compartilhe
Publicação Anterior

HBO e Netflix mostram a força do vídeo via internet

Próxima Publicação

São Paulo é a 42ª cidade para mulheres empreendedoras

Veja também

A Bellus 3D criou um scanner que se conecta ao celular e capta imagens 3D do rosto / Renato Cruz/inova.jor

Workshop sobre inovação na mídia

Compartilhe

Compartilhe O mercado de comunicação tem mudado rapidamente. Avanços tecnológicos tornam possíveis novos modelos de comunicação, ao mesmo tempo em que colocam em risco negócios estabelecidos. Conduzido por Renato Cruz, editor do inova.jor, o workshop vai apresentar conceitos de inovação e […]


Compartilhe