Podcast: O que fazer para ter sucesso no comércio eletrônico

Compartilhe

Podcast: Como está o comércio eletrônico no Brasil
René Abe e Gabriel Garbin participaram do podcast / inova.jor

Quais são os desafios do comércio eletrônico no Brasil? Será que é uma boa aposta no atual momento econômico do país?

Esses foram alguns dos temas do quarto episódio do inova.jor cast, que traz semanalmente discussões sobre inovação, negócios e tecnologia.

O podcast está disponível no Spotify, no Deezer, no iTunes e no SoundCloud

“Apesar da volatilidade da economia brasileira nos últimos anos, o crescimento do volume de compras no e-commerce foi positivo. Nunca abaixo de dois dígitos”, disse René Abe, CEO e presidente da Rakuten Brasil.

“Assim, às vezes, há varejistas que buscam o comércio eletrônico como tábua de salvação para o faturamento”, afirma o especialista.

No entanto, ele alerta que não é um sistema simples. “Pode ser tão ou mais complexo do que o comércio físico”, conclui Abe.

A Rakuten é a maior plataforma de e-commerce do Japão, com mais de 77 mil lojistas e 1,3 bilhão de compradores cadastrados em todo o mundo.

Comércio eletrônico na prático

Gabriel Garbin, proprietário do Center Garbin, e-commerce há 10 anos no ar, chama a atenção para alguns erros comuns cometidos no mercado.

“Abrimos nosso comércio físico para trabalhar omnichannel. Mas não faço diferenciação entre os meus dois canais de venda”, disse o executivo.

“Tem de pensar no negócio como um todo. É preciso dar um passo de cada vez, se apoiar em parceiros e ter controle sobre o que você está fazendo”, diz Garbin.


Compartilhe
Publicação Anterior

Qual é o valor da neurodiversidade para os negócios

Próxima Publicação

Brasil permanece em 57º no ranking de competitividade digital

Veja também

Klecios Souza (e.) e Ricardo Pena (c.) falam sobre cidades inteligentes

Quais são as vantagens das cidades inteligentes

Compartilhe

CompartilheAs cidades inteligentes trazem qualidade de vida aos cidadãos com automação de serviços. Conversei sobre o tema com Klecios Souza, vice-presidente de building da Schneider Electric Brasil, e Ricardo Pena, diretor de pré-vendas e consultoria […]


Compartilhe
A USP lidera a produção científica mundial sobre cosméticos / Juanedc/Creative Commons

Quais foram as 10 reportagens mais lidas de 2016

Compartilhe

CompartilheBig data, internet das coisas, expansão da banda larga e investimentos em startups foram alguns dos temas de tecnologia e inovação em destaque neste ano. Isso se reflete na relação das dez reportagens mais lidas de 2016 […]


Compartilhe