Podcast: O que fazer para ter sucesso no comércio eletrônico

Compartilhe

Podcast: Como está o comércio eletrônico no Brasil
René Abe e Gabriel Garbin participaram do podcast / inova.jor

Quais são os desafios do comércio eletrônico no Brasil? Será que é uma boa aposta no atual momento econômico do país?

Esses foram alguns dos temas do quarto episódio do inova.jor cast, que traz semanalmente discussões sobre inovação, negócios e tecnologia.

O podcast está disponível no Spotify, no Deezer, no iTunes e no SoundCloud

“Apesar da volatilidade da economia brasileira nos últimos anos, o crescimento do volume de compras no e-commerce foi positivo. Nunca abaixo de dois dígitos”, disse René Abe, CEO e presidente da Rakuten Brasil.

“Assim, às vezes, há varejistas que buscam o comércio eletrônico como tábua de salvação para o faturamento”, afirma o especialista.

No entanto, ele alerta que não é um sistema simples. “Pode ser tão ou mais complexo do que o comércio físico”, conclui Abe.

A Rakuten é a maior plataforma de e-commerce do Japão, com mais de 77 mil lojistas e 1,3 bilhão de compradores cadastrados em todo o mundo.

Comércio eletrônico na prático

Gabriel Garbin, proprietário do Center Garbin, e-commerce há 10 anos no ar, chama a atenção para alguns erros comuns cometidos no mercado.

“Abrimos nosso comércio físico para trabalhar omnichannel. Mas não faço diferenciação entre os meus dois canais de venda”, disse o executivo.

“Tem de pensar no negócio como um todo. É preciso dar um passo de cada vez, se apoiar em parceiros e ter controle sobre o que você está fazendo”, diz Garbin.


Compartilhe
Publicação Anterior

Qual é o valor da neurodiversidade para os negócios

Próxima Publicação

Brasil permanece em 57º no ranking de competitividade digital

Veja também

Renato Cruz conversa sobre segurança digital com Mário Rachid, da Embratel, e Rogério Reis, da NEC / Divulgação

Start Eldorado: Como garantir a segurança digital

Compartilhe

CompartilheManter a segurança digital é um desafio cada vez maior com o crescimento da internet das coisas. Na quarta-feira (21/3), conversei com Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel, e Rogério Reis, diretor de […]


Compartilhe