Cintia Barcelos conquistou o título de distinguished engineer (engenheira distinta) na IBM Brasil. Funcionária da empresa há 24 anos, é a primeira mulher na IBM América Latina a ocupar essa função.
Além do vasto conhecimento técnico, o título reconhece a capacidade de influenciar o desenvolvimento de produtos da empresa, de liderar equipes técnicas e de ocupar uma posição de referência na empresa e no mercado.
Representatividade
Cintia reconhece o desafio de melhorar a representatividade feminina em carreiras de exatas.
“Existe pouco incentivo nas escolas para meninas que tenham aptidão na área de exatas. Há preconceito de sobra e poucos exemplos. Precisamos de programas consistentes desde o ensino fundamental para que todas as mulheres que desejam seguir carreira em áreas exatas possam se desenvolver”, afirma, em comunicado.
Formada em engenharia eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a engenheira começou a trabalhar como estagiária na IBM em 1993 e atualmente é chefe de tecnologia de um grande cliente do setor de finanças.
“Na área técnica, infelizmente, o estereótipo do bom profissional é masculino. Sou mãe, esposa e distinguished engineer na IBM. Mulheres podem ser tudo o que quiserem”, diz a engenheira.
Desde 2012, a presidente mundial da IBM é a engenheira Ginni Rometty.