Startup oferece plataforma de compra e venda para o agronegócio

Geotecnologias: A Agrotools quer oferecer serviços em nuvem ao pequeno produtor / Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Creative Commons
Compartilhe

WebGados quer ajudar agropecuaristas no processo de compra e venda
WebGados quer ajudar agropecuaristas no processo de compra e venda  / Agricultura.SP/Creative Commons

Em tempos de recessão, o agronegócio está entre os poucos setores que crescem no Brasil. Segundo a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o avanço somou 4,28% nos primeiros dez meses de 2016.
WebGados foi criada para aproveitar esse cenário. Inicialmente, a ideia era criar uma plataforma de comercialização online de gado de corte e leite sem intermediários.
Marquinhos Molina, idealizador da empresa, tem apenas 21 anos, mas desde os 13 trabalha nas fazendas da família. A ferramenta surgiu da sua própria dificuldade em comprar gado no País.
Além do tempo gasto para visitar as propriedades e escolher o gado, era preciso lidar com muitos intermediários, que ofereciam pouca variedade de animais.
Sete meses após o lançamento, novos serviços foram incorporados. Hoje é possível vender e comprar equinos, ovinos, caprinos, caminhões, maquinários e propriedades agrícolas.
Em breve, a startup planeja acrescentar leilões a seu portfólio.

Modelo freemium

Criada com recursos próprios e investimentos da DSM, marca de suplementos nutricionais para gado, a empresa conta com 20 funcionários. São 17 mil clientes ativos entre aplicativo e site.
Para divulgar o serviço, a startup adotou uma estratégia freemium, com acesso a todas as funcionalidades sem custo para o comprador.
Após o cadastro, o produtor rural poderá comercializar seus produtos sem a interferência de intermediários. Se desejar dar maior destaque ao anúncio, pode optar por um dos planos disponíveis.
Os vendedores são classificados por notas dadas pelos compradores para o gado ofertado, permitindo um ranqueamento dos pecuaristas.
“Nossa plataforma funciona da mesma forma que os grandes e-commerce do mercado, como, por exemplo, a Amazon. Um vendedor bem qualificado tem mais facilidade e rapidez em fazer negócios do que um que não tem qualificação”, comenta Marquinhos.
A empresa espera atingir o ponto de equilíbrio em 24 meses. “Os desafios da WebGados são os mesmos de toda startup: uma empresa nova tem de provar a que veio”, explica Marquinhos.


Compartilhe
Publicação Anterior

Quais são os planos da Bossa Nova Investimentos

Próxima Publicação

Embratel Star One inicia operação comercial do satélite D1

Veja também

Nestlé recebe inscrições para programa de startups

Compartilhe

CompartilheA Nestlé Health Science está com inscrições abertas para seu programa de aceleração, chamado Beyond Food. Ele tem o objetivo de identificar e acelerar negócios em parceria com até três startups de todo País entre […]


Compartilhe
Orlando Purim Jr. comanda a Atar, que criou uma pulseira inteligente / Renato Cruz/inova.jor

Pulseira substitui cartão de débito

Compartilhe

CompartilheA Atar, startup sediada em Timbó (SC), criou uma pulseira inteligente, que substitui o cartão de débito. Ela funciona com tecnologia NFC (sigla em inglês de comunicação de proximidade). Para pagar, é só aproximá-la do […]


Compartilhe