Como as mudanças no comportamento do consumidor afetam as marcas

Empresas buscam incorporar as novas dinâmicas de comportamento do consumidor
Compartilhe

Empresas buscam incorporar as novas dinâmicas de comportamento do consumidor / CAFNR/ Creative Commons

Com a expectativa do consumidor cada vez mais elevada, as empresas buscam incorporar novas dinâmicas de comportamento e jornada de compra e avaliar os impactos nos negócios.
O estudo Future Focus, da agência iProspect, que pertence ao grupo Dentsu Aegis Network, apresenta as principais tendências do marketing digital para este ano:

Coleta de dados estratégicos

As marcas vão mudar da simples coleta de dados para um modelo de dados estratégicos. O principal desafio é monitorar as interconexões entre jornada de compra on-line e off-line.
O Google, por exemplo, fez grandes progressos nessa área monitorando essa conexão nos últimos 18 meses. A empresa afirma ter medido mais de 1 bilhão de visitas a lojas.
Esses dados poderão ser utilizados na ferramenta de publicidade Google Adwords para dar uma estimativa de conversões e proporcionar ideias sobre o comportamento do consumidor.

Internet das coisas

tecnologia de dispositivos conectados é a que mais estimula as empresas (32%). Em termos de investimento de marketing por canais, os focos serão buscas pagas (22%) e redes sociais (18%).

Comércio conversacional

Essa promete ser uma forte tendência do mercado, com empresas desenvolvendo aplicações para prestação de serviços e venda de produtos em aplicativos de conversa como o Messenger, do Facebook.
Em países como a China, já é possível pedir um táxi ou entrega de comida por aplicativo de conversa.

Integração entre conteúdo e mídia

Há uma tendência de integrar ainda mais mídias com links diretos para compras. Por exemplo, o Pinterest desenvolveu uma aplicação que permite comprar a partir de um clique na foto de um produto desejado.
Isso é importante, pois, com faturamento global previsto para 2020 de US$ 4 trilhões, o comércio eletrônico continuará sendo um dos segmentos com crescimento mais rápido na economia digital.

Buscas por voz

Com o crescimento da voz nas plataformas de pesquisa, o mercado deve fazer um uso mais amplo da inteligência artificial para agilizar respostas para os consumidores e promover uma maior integração dos pontos de contato das empresas com seus públicos.


Compartilhe
Previous Article

Startups apostam no crescimento do comércio eletrônico

Next Article

Como a tecnologia pode auxiliar no combate ao crime organizado

You might be interested in …

A professora Ana Estela Haddad falou sobre telessaúde em Washington / Divulgação

Como está a experiência brasileira em telessaúde

Compartilhe

CompartilheA experiência brasileira em telessaúde foi um dos destaques da reunião da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), realizada na semana passada em Washington. A Opas está interessada em produzir conhecimento e difundir experiências sobre o […]


Compartilhe
Crescimento do 4G foi destaque positivo do Brasil no GCI / Renato Cruz/inova.jor

Brasil cai em ranking global de conectividade

Compartilhe

CompartilheO Brasil caiu no Índice Global de Conectividade (GCI, na sigla em inglês), divulgado pela chinesa Huawei. O país ficou em 44º lugar, entre 79 países. No ano passado, estava na 30ª posição, entre 50 […]


Compartilhe
O jornalista Renato Cruz, do inova.jor, comenta a decisão de um tribunal de Miami, nos Estados Unidos, de que amigos de redes sociais não são amigos de verdade.

Amigos do Facebook são amigos de verdade?

Compartilhe

Compartilhe O jornalista Renato Cruz, do inova.jor, comenta a decisão de um tribunal de Miami, nos Estados Unidos, de que amigos de redes sociais não são amigos de verdade. Assine o canal do inova.jor no YouTube. Compartilhe


Compartilhe