CES 2017: Samsung quer que você converse com a geladeira

A estratégia de internet das coisas da Samsung passa por todas linhas de produtos / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

A estratégia de internet das coisas da Samsung passa por todas linhas de produtos / Renato Cruz/inova.jor
A estratégia de internet das coisas da Samsung passa por todas linhas de produtos / Renato Cruz/inova.jor

LAS VEGAS
A Samsung anunciou hoje (4/1) a segunda geração de sua linha de geladeiras conectadas, chamada de Family Hub 2.0. Uma das principais novidades foi a incorporação de comandos de voz.
É possível, por exemplo, pedir para a geladeira (que tem uma tela sensível ao toque integrada) tocar músicas de algum dos principais serviços de streaming.
A Samsung adotou uma tecnologia desenvolvida em seus laboratórios. Agentes de voz, como a Alexa, da Amazon, e o Google Assistant, são um dos principais temas da CES 2017, maior feira de eletrônicos dos Estados Unidos.
Apesar de o evento abrir oficialmente amanhã, as empresas começaram ontem a anunciar seus lançamentos.

Ano desafiador

O ano passado foi complicado para a Samsung. O Galaxy Note 7, um dos principais aparelhos de topo de linha da fabricante sul-coreana, teve as vendas suspensas porque pegava fogo e oferecia risco de explosão.
Tim Baxter, presidente e diretor de operações da Samsung Electronics America, abriu sua apresentação em Las Vegas referindo-se aos problemas com o Galaxy Note 7, e classificando 2016 como um “ano desafiador”.
Ele destacou que, em breve, a Samsung vai divulgar a causa do problema. E que está ouvindo especialistas independentes para entender o que houve e evitar que isso volte a acontecer.
O cancelamento do Galaxy Note 7 trouxe bilhões em perdas para a companhia.

Internet das coisas

Mesmo assim, a Samsung continua a ser a maior fabricante de televisores e de celulares do mundo. Baxter destacou que a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) é um conceito que perpassa toda a linha de produtos de companhia.
“IoT não é palavra da moda”, afirmou o executivo.
A empresa anunciou hoje o Fundo Samsung Next, que tem US$ 150 milhões para investir em empresas iniciantes que atuem nos setores de software e serviços.
Além da internet das coisas, o fundo tem como foco tecnologias como realidade virtual e inteligência artificial.
Apesar de a Samsung ter escolhido a internet das coisas como parte fundamental da sua estratégia, seus produtos ainda não funcionam como se estivessem numa plataforma única.
É possível controlar a lavadora de roupa, a secadora e o televisor por meio de aplicativos no celular ou ver conteúdo de vídeo na geladeira, mas esses dispositivos ainda não funcionam totalmente integrados.
A falta de integração ainda é um grande obstáculo no mercado de internet das coisas. A aposta da fabricante sul-coreana em software e serviços é uma das maneiras que a empresa encontrou para endereçar o problema.

  • O jornalista viajou a convite da Samsung

Compartilhe
Publicação Anterior

Werner Herzog apresenta visão apocalíptica da internet

Próxima Publicação

O que Charles Darwin tem a ensinar às empresas inovadoras

Veja também

Primeiro webinar Eficiência e Segurança em Nuvem

Como se preparar para ter sucesso na nuvem

Compartilhe

Compartilhe Planejamento, custos e escolha de parceiros foram alguns dos temas dissecados por seis executivos de grandes empresas que participaram da primeira edição da mesa-redonda virtual Segurança e Eficiência na Nuvem, realizada em 3 de […]


Compartilhe
Startups de construção podem se inscrever no programa de aceleração da Vedacit / Divulgação

Vedacit busca startups de construção civil

Compartilhe

CompartilheO Vedacit Labs abriu inscrições para o primeiro ciclo de seu programa de de aceleração de startups. Os interessados podem se inscrever no site da aceleradora até 11 de novembro. Serão selecionadas cinco startups, e […]


Compartilhe
O jornalista Renato Cruz comenta a transição da Microsoft para o modelo de computação em nuvem

Como está a transição da Microsoft para a nuvem

Compartilhe

Compartilhe O jornalista Renato Cruz comenta a transição da Microsoft para o modelo de computação em nuvem. Ontem (20/7), a empresa divulgou seus resultados do quarto trimestre fiscal. A receita da divisão Intelligent Cloud alcançou […]


Compartilhe