T-Systems será operadora móvel virtual no Brasil

Empresa planeja começar a operar serviços de celular para carros conectados em junho de 2017 / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

MVNO: Empresa planeja começar a operar serviços de celular para carros conectados em junho de 2017 / Renato Cruz/inova.jor
Empresa planeja começar a operar serviços de celular para carros conectados em junho de 2017 / Renato Cruz/inova.jor

A T-Systems, empresa do grupo Deustche Telekom, será operadora móvel virtual no Brasil. A modalidade de serviço, também chamada de Mobile Virtual Network Operator (MVNO), permite que uma empresa ofereça comunicações móveis sem ter de construir rede própria.
O projeto começou há um ano, e veio da necessidade de fornecer chips de celulares para montadoras equiparem seus carros conectados no Brasil.
Na Alemanha, a Deutsche Telekom é responsável pelas conexões de quarta geração (4G) dos automóveis da BMW, num serviço chamado ConnectedDrive.
“No Brasil, o regulamento não permite ter roaming permanente”, explica Camilo Rubim, vice-presidente de Vendas e Serviços da T-Systems do Brasil, em entrevista ao inova.jor.
Por causa disso, não é possível trazer chips de operadoras estrangeiras para carros que vão rodar por aqui. Rubim participou esta semana do Congresso SAE Brasil 2016.
A ideia é lançar o serviço em junho de 2017. A T-Systems negocia com outras montadoras, além da BMW, para fornecer chips no Brasil.
O BMW ConnectedDrive permite, entre outras funcionalidades:

  • controlar funções como buzina, faróis e travas de portas a partir do smartphone;
  • ter acesso a aplicativos como Spotify, Yelp e Amazon do painel do carro; e
  • atualizar mapas de navegação e outras informações via rede móvel.

Parceria

Ainda não foi definida qual será a operadora parceira para esse serviço. As empresas mais ativas no mercado brasileiro de MVNOs são a TIM e a Vivo.
Quando saiu a regulamentação de MVNO no Brasil, havia uma expectativa grande para esse mercado, que acabou não se confirmando.
Segundo a consultoria Teleco, existiam por aqui, em agosto deste ano, 466,5 mil acessos móveis operados por MVNOs.
A maior operadora virtual do País é a Porto Seguro Conecta, que pertence à seguradora de mesmo nome, com 378,3 mil celulares em agosto.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como conseguir um bom endereço na internet

Próxima Publicação

Robôs que batem papo substituem aplicativos e sites

Veja também

Hugo Baeta, da Cisco, Rubens Milito, da Huawei, e João Moura, da TelComp. falam sobre investimento em telecomunicações

Como incentivar investimentos em telecomunicações

Compartilhe

Compartilhe O inova.jor promoveu um debate sobre maneiras de elevar os investimentos em telecomunicações, com apoio da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp). Participaram da conversa Hugo Baeta, diretor regional de operações da […]


Compartilhe
Usuários de celular esperam ser atendidos por inteligência artificial no futuro / Héctor García/Creative Commons

O que os consumidores esperam do celular do futuro

Compartilhe

CompartilheApesar de muita gente dizer que o smartphone já morreu, os consumidores têm expectativas sobre como o celular vai evoluir nos próximos anos. Uma pesquisa da Gemalto ouviu quase 2 mil pessoas em seis países, incluindo […]


Compartilhe
O jornalista Renato Cruz entrevista Fernando Luciano, diretor de Serviços Digitais e Inovação da Telefônica, durante o Futurecom

Como tudo vira serviço no mundo digital

Compartilhe

Compartilhe O jornalista Renato Cruz entrevista Fernando Luciano, diretor de Serviços Digitais e Inovação da Telefônica, durante o Futurecom, numa parceria entre o inova.jor e a NEC. Assine o canal do inova.jor no YouTube. Compartilhe


Compartilhe