Robôs que batem papo substituem aplicativos e sites

Os bots foram destaque durante o evento Fbstart, do Facebook, que reuniu 450 startups / Futurecom
Compartilhe

Os bots foram destaque durante o evento Fbstart, do Facebook, que reuniu 450 startups / Futurecom
Os bots foram destaque durante o evento Fbstart, do Facebook, que reuniu 450 startups / Futurecom

Existe forma mais natural de comunicação que a boa e velha conversa? Empresas, marcas e artistas começaram a substituir aplicativos e sites por robôs que batem papo como o canal preferencial de comunicação com seu público.
Somente no Messenger, do Facebook, existem mundialmente mais de 30 mil bots (como são chamados os robôs) em funcionamento.
“Aqui no Brasil, estimamos que existam mais de mil bots em construção”, afirmou Dario Dal Piaz, líder de Parcerias de Produto do Facebook para o Brasil, em entrevista recente à Rádio Estadão. “Há um frenesi no nosso mercado por bots.”
Na definição de Dal Piaz, o bot é uma ferramenta automatizada que assume a personalidade de uma marca e interage com os consumidores de forma individual.
Durante o Fbstart, realizado no último dia do Futurecom, em São Paulo, os bots foram destaque. O evento do Facebook contou com a participação de 450 startups.

Inteligência artificial

Os aplicativos de mensagem, como o Messenger e o WhatsApp (ambos do Facebook), estão entre os mais utilizados no mundo.
A vantagem do bot é que o usuário não precisa conhecer um novo aplicativo para interagir com uma marca. Segundo a Forrester Research, 84% das pessoas utilizam apenas cinco aplicativos por mês.
Com tecnologia de inteligência artificial, os bots procuram emular uma conversa entre humanos. Já é possível usar esse tipo de canal para pedir uma pizza, consultar o saldo no banco ou receber sugestões de músicas para ouvir.
No Brasil, o site Mecasei criou uma assistente virtual chamada Meeka, que, além de ter aplicativos próprios, funciona no Messenger.
A startup usou tecnologia de inteligência artificial do Watson, da IBM. A Meeka ajuda a organizar a agenda, escolher fornecedores e controlar as finanças da cerimônia de casamento.
Outro exemplo de empresa que aposta nos bots é o Superplayer, responsável pelo Zak, bot que sugere músicasde acordo com o gosto musical de cada um. Entre os acionistas da Superplayer está a Movile.
Na sexta-feira, o cantor Luan Santana fez o lançamento exclusivo da canção “Primeira Semana” por seu bot do Messenger, em parceria com a Superplayer.
O single estará disponível em outras plataformas somente a partir da próxima sexta.


Compartilhe
Publicação Anterior

T-Systems será operadora móvel virtual no Brasil

Próxima Publicação

Análise de dados pode ajudar a salvar vidas

Veja também

Daniel Gonzales, Renato Cruz, Joaquim Garcia e Flavio Montezuma no Start Eldorado / Divulgação

Start Eldorado: Como será o futuro do varejo

Compartilhe

CompartilheO varejo passa por um momento de transformação. Na quarta-feira (11/3), conversei sobre o futuro do varejo com Joaquim Garcia, diretor de tecnologia da informação da Drogaria Onofre, e Flavio Montezuma, vice-presidente de automação da […]


Compartilhe
O mercado de aceleradoras é considerado consolidado e primordial para as startups brasileiras /Steven Zwerink/ Flickr / Creative Commons

Scale-Up Endeavor oferece mentoria para empreendedores

Compartilhe

CompartilheEstão abertas as inscrições para o Scale-Up Endeavor (antigo Endeavor Promessas). O programa apoia empreendedores de alto potencial por meio de mentorias com a rede da Endeavor e conexões diretas entre empreendedores em estágios semelhantes. O […]


Compartilhe