T-Systems será operadora móvel virtual no Brasil

Empresa planeja começar a operar serviços de celular para carros conectados em junho de 2017 / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

MVNO: Empresa planeja começar a operar serviços de celular para carros conectados em junho de 2017 / Renato Cruz/inova.jor
Empresa planeja começar a operar serviços de celular para carros conectados em junho de 2017 / Renato Cruz/inova.jor

A T-Systems, empresa do grupo Deustche Telekom, será operadora móvel virtual no Brasil. A modalidade de serviço, também chamada de Mobile Virtual Network Operator (MVNO), permite que uma empresa ofereça comunicações móveis sem ter de construir rede própria.
O projeto começou há um ano, e veio da necessidade de fornecer chips de celulares para montadoras equiparem seus carros conectados no Brasil.
Na Alemanha, a Deutsche Telekom é responsável pelas conexões de quarta geração (4G) dos automóveis da BMW, num serviço chamado ConnectedDrive.
“No Brasil, o regulamento não permite ter roaming permanente”, explica Camilo Rubim, vice-presidente de Vendas e Serviços da T-Systems do Brasil, em entrevista ao inova.jor.
Por causa disso, não é possível trazer chips de operadoras estrangeiras para carros que vão rodar por aqui. Rubim participou esta semana do Congresso SAE Brasil 2016.
A ideia é lançar o serviço em junho de 2017. A T-Systems negocia com outras montadoras, além da BMW, para fornecer chips no Brasil.
O BMW ConnectedDrive permite, entre outras funcionalidades:

  • controlar funções como buzina, faróis e travas de portas a partir do smartphone;
  • ter acesso a aplicativos como Spotify, Yelp e Amazon do painel do carro; e
  • atualizar mapas de navegação e outras informações via rede móvel.

Parceria

Ainda não foi definida qual será a operadora parceira para esse serviço. As empresas mais ativas no mercado brasileiro de MVNOs são a TIM e a Vivo.
Quando saiu a regulamentação de MVNO no Brasil, havia uma expectativa grande para esse mercado, que acabou não se confirmando.
Segundo a consultoria Teleco, existiam por aqui, em agosto deste ano, 466,5 mil acessos móveis operados por MVNOs.
A maior operadora virtual do País é a Porto Seguro Conecta, que pertence à seguradora de mesmo nome, com 378,3 mil celulares em agosto.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como conseguir um bom endereço na internet

Próxima Publicação

Robôs que batem papo substituem aplicativos e sites

Veja também

O jornalista Renato Cruz comenta a transição da Microsoft para o modelo de computação em nuvem

Como está a transição da Microsoft para a nuvem

Compartilhe

Compartilhe O jornalista Renato Cruz comenta a transição da Microsoft para o modelo de computação em nuvem. Ontem (20/7), a empresa divulgou seus resultados do quarto trimestre fiscal. A receita da divisão Intelligent Cloud alcançou […]


Compartilhe
André Borges afirma que o MCTIC está comprometido com o fundo garantidor para provedores regionais / Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC

MCTIC: ‘Estamos comprometidos com fundo garantidor’

Compartilhe

Compartilhe O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está comprometido com o fundo garantidor para os provedores regionais de internet, segundo André Borges, secretário de Telecomunicações do MCTIC. Ontem (2/11), o inova.jor publicou […]


Compartilhe