O cliente sempre está certo? Elon Musk, da Tesla, acha que não

Linha de montagem da Tesla / Steve Jurvetson/Creative Commons
Compartilhe

Linha de montagem da Tesla / Steve Jurvetson/Creative Commons
Linha de montagem da Tesla / Steve Jurvetson/Creative Commons

Se o cliente for “supergrosseiro”, Elon Musk, presidente da Tesla Motors, se reserva o direito de não vender carros para ele. Foi o que aconteceu com Stewart Alsop, ex-jornalista e atual investidor de risco, que criticou um evento de lançamento da Tesla no Medium.
Em setembro do ano passado, Alsop reclamou que o evento de apresentação do Modelo X começou com quase duas horas de atraso e que, apesar de ser horário de jantar, não foi servida comida de verdade.
“Você deveria ter se desculpado imediatamente, mas não o fez”, acusou Alsop, que, assim como os outros convidados, havia feito um depósito antecipado de US$ 5 mil para garantir seu Modelo X. O investidor também acusou Musk de fazer uma “apresentação amadora de slides” sobre como o carro é seguro, no lugar de mostrar o carro de verdade.
Apesar disso, Alsop elogiou o produto:

Eu nunca vi o Modelo X. Ainda quero um. Suas portas abrem desse jeito! É um computador, fantasiado de carro lindo, exatamente como eu quero. Provavelmente não importa se você ferrou com o evento completamente. Ainda seria legal se você demonstrasse alguma classe e se desculpasse com as pessoas que acreditam no seu produto.

Mas, no lugar de pedir desculpas, Elon Musk cancelou a encomenda de Alsop, depois de conversar com ele pelo telefone. E ainda escreveu no Twitter:

(“Deve ser um dia de poucas notícias se negar serviço a um cliente supergrosseiro recebe tanta atenção.”)

Habilidades sociais

Apesar de ser considerado o grande visionário do mercado atual de tecnologia, Elon Musk está longe de ser um exemplo no trato social.
Em sua biografia, o jornalista Ashlee Vance conta que Musk mandou um email mal-educado para um funcionário que deixou de participar de evento da empresa para estar presente ao nascimento de um filho:

Não é desculpa. Estou extremamente desapontado. Você precisa decidir quais são as suas prioridades. Estamos mudando o mundo e a história, e você está comprometido ou não.

Na época em que o livro foi publicado, Musk negou que tenha mandado a mensagem, também via Twitter:


(“É totalmente mentiroso e ofensivo dizer que eu mandei um cara deixar de ir ao nascimento do filho para comparecer a uma reunião da empresa. Eu nunca faria isso.”)
Elon Musk é pai de cinco filhos.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como Marvin Minsky criou a máquina mais inútil do mundo

Próxima Publicação

Para quem quer dar adeus às chaves

Veja também

O jornalista Renato Cruz comenta uma pesquisa da Amdocs sobre chatbots

O que você acha de ser atendido por robôs?

Compartilhe

Compartilhe O jornalista Renato Cruz comenta uma pesquisa da Amdocs sobre chatbots. Oitenta e dois por cento dos entrevistados no Brasil preferiam ser atendidos por humanos. Assine o canal do inova.jor no YouTube. Compartilhe


Compartilhe