Coronavírus expõe limites do modelo do Vale do Silício

Vale do Silício não conseguiu dar resposta satisfatória ao coronavírus / Pixabay
Compartilhe

Vale do Silício não conseguiu dar resposta satisfatória ao coronavírus / Pixabay
Vale do Silício não conseguiu dar resposta satisfatória ao coronavírus / Pixabay

O Vale do Silício, nos Estados Unidos, concentra gigantes da tecnologia e o mais rico ecossistema de inovação do mundo.

A crise causada pelo novo coronavírus, no entanto, mostrou os limites do modelo de inovação da região, segundo a Technology Review:

“Somos ótimos em criar soluções brilhantes, principalmente orientadas por software, que tornam nossa vida mais conveniente de várias maneiras. Mas temos muito menos êxito em reinventar a assistência médica, repensar a educação, tornar a produção e a distribuição de alimentos mais eficientes e, em geral, aplicar nosso conhecimento técnico aos maiores setores da economia.”

O investidor Marc Andreessen, cuja Netscape foi responsável por tornar a web popular na década de 1990, lamentou a incapacidade atual dos Estados Unidos de fabricar e construir:

“Esperamos que nossos cientistas inventem tratamentos e uma vacina, mas talvez não tenhamos as fábricas necessárias para escalar sua produção. E, ainda assim, veremos se podemos implantar terapias ou uma vacina com rapidez necessária – os cientistas levaram cinco anos para obter a aprovação de testes regulatórios para a nova vacina contra o ebola, após o surto de 2014, ao custo de muitas vidas.”

Pesa ainda na avaliação do Vale do Silício o caso da Theranos, em que uma startup da região prometeu revolucionar o mercado de saúde, com resultados desastrosos.

Indústria e pesquisa

No Brasil, pesquisadores trabalham em dois projetos de vacinas contra a covid-19, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e na Universidade de São Paulo (USP). Nossos cientistas estão engajados no esforço mundial de combate ao coronavírus.

Mas a crise chegou por aqui num momento em que o investimento em ciências está em baixa e em que a indústria enfrenta dificuldades que começaram bem antes da pandemia.


Compartilhe
Publicação Anterior

Startups apoiam o agronegócio contra o coronavírus

Próxima Publicação

Na crise, transformar dados em informação de valor é essencial

Veja também

Dell: Gonçalves e Honorato (d.) falaram sobre transformação digital / Renato Cruz/inova.jor

Ainda falta muito para a transformação digital

Compartilhe

CompartilheA Dell Technologies, em parceria com a Intel, divulgou recentemente um estudo indicando que somente 6% das empresas brasileiras de médio e grande porte podem ser consideradas líderes digitais. Segundo a pesquisa, apesar de poucas […]


Compartilhe
O primeiro workshop do ano será no Osmose Coworking / Patricia Barão/inova.jor

Participe do workshop sobre inovação na mídia

Compartilhe

Compartilhe O mercado de comunicação tem mudado rapidamente. Avanços tecnológicos tornam possíveis novos modelos de comunicação, ao mesmo tempo em que colocam em risco negócios estabelecidos. Conduzido por Renato Cruz, editor do inova.jor, o workshop vai apresentar conceitos de inovação e […]


Compartilhe