Dez anos em um de transformação

A pandemia trouxe transformação em todos os âmbitos da vida humana/ Unsplash
Compartilhe

A pandemia trouxe transformação a todos os âmbitos da vida humana/ Unsplash
A pandemia trouxe transformação em todos os âmbitos da vida humana / Unsplash

Quando Juscelino Kubitschek foi eleito presidente em 1955, prometeu que faria o Brasil crescer “50 anos em 5”.

Seu ousado Plano de Metas era baseado em 30 objetivos desenvolvimentistas a serem realizados em cinco anos que colocaram o Brasil, definitivamente, na rota do progresso.

À época, os processos de industrialização e desenvolvimento econômico foram acelerados pela ação dos setores público e privado.

A transformação industrial dos anos 50/60 foi forçada, porém foi planejada.

Agora passamos por uma transformação forçada, mas não planejada, que começou há pelo menos uma década.

E, por mais sinais das mudanças que a tecnologia impunha no consumo e nas pessoas, se dava de forma lenta, quase letárgica.

Transformação causada pela pandemia

Cris Alessi, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação / Divulgação
Cris Alessi, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação / Divulgação

A pandemia da covid-19 pressionou empresas, comércios, profissionais e o próprio consumidor a mergulhar no mundo digital, e muito rápido.

Em poucos meses, o sistema home office de trabalho foi parcialmente regulado e viabilizado.

Uma pesquisa realizada pela revista The Economist mostra que, para os próximos anos, haverá redução de pelo menos 10% na ocupação de escritórios nas grandes cidades do mundo.

O trabalho de forma híbrida pode se tornar uma opção para muitas empresas, viagens de negócios podem dar lugar a videoconferências com muito mais frequência.

Mas as leis trabalhistas ainda terão que se adaptar e a tecnologia precisará ser mais potente para suportar a qualidade e a segurança que essa mudança exige.

Muito ainda vamos evoluir no entendimento da jornada de trabalho remoto para evitar a fadiga, manter a produtividade e preservar a cultura organizacional dos times.

Foi um ano muito pesado, tenso, sofrido – de muitas perdas que não serão esquecidas – mas a transformação digital que 2020 nos trouxe irá, com certeza, moldar os próximos anos.

Desenvolvimento dos mercados

2020, o ano que puxou ou empurrou todo o mundo empresarial.

Muitos abriram suas gavetas e tiraram aqueles projetos que tinham ficado “para daqui a pouco”, aqueles processos “que exigiam reorganização de times”, aquelas plataformas “que precisavam de investimento”.

Porém muitos, infelizmente, não os tinham na gaveta.

Em 2020, negócios não digitais se digitalizaram.

O mercado de TI brasileiro apresentou um crescimento de mais de 12%.

Dados do Google mostram que, no ano, houve aumento de cinco vezes nos pagamentos por meios digitais do varejo; de 112% nos pedidos de compra online; e o e-commerce faturou 104% a mais que em 2019.

Novos consumidores digitais entraram neste mercado: 24% dos compradores online fizeram uma compra pela primeira vez em 2020.

No total, foram 10,2 milhões de novos compradores online em todo o Brasil.

A movimentação no setor financeiro também escancarou essa transformação. 74% das transações financeiras no Brasil foram realizadas por meio de canais digitais.

Ao disponibilizar o auxílio emergencial para 63,5 milhões de brasileiros via meios digitais, o governo federal estimulou a bancarização da população, incluindo das classes mais baixas, o que gerou um crescimento exponencial no número de transações bancárias digitais desde pagamentos de contas até as compras online.

Digitalização das empresas

A urgência da transformação digital acertou em cheio empresas grandes e pequenas, de praticamente todos os segmentos, de mercados consolidados ou emergentes.

Segundo o IBGE, 522 mil empresas fecharam.

Segmentos como turismo, alimentação e atividades físicas ainda levarão um tempo para se recuperar, até mesmo o setor de tecnologia sentiu a crise e se viu obrigado a remodelar produtos e negócios rapidamente.

Por outro lado, 2020 foi o ano com o maior número de IPOs dos últimos 13 anos, segundo a B3. 

Apesar de a pandemia ter paralisado o mercado de capitais várias vezes (foram seis circuit breakers, ou seja, parada das negociações), o ano foi favorável para as empresas abrirem seu capital na bolsa de valores brasileira.

Isso porque, com a queda de juros, o número de pessoas físicas investindo na bolsa triplicou.

Essa tendência deve perdurar se os juros continuarem baixos e dependendo das questões fiscais a serem impostas pelo governo.

Para além da economia

Questões éticas e sociais tiveram destaque.

A diversidade esteve em voga muitas vezes no ano, em diferentes eixos.

A luta contra o racismo foi muitas vezes abordada em movimentos mundiais como o “Black Lives Matter” ou em movimentos nacionais como na discussão sobre o programa trainee do Magazine Luiza exclusivo para negros.

E também muitas vezes questionada, apesar de os números mostrarem a imensa desigualdade de oportunidades.

Pela primeira vez as mulheres quebraram algumas barreiras no mercado corporativo e chegamos ao final de 2020 com pelo menos uma mulher no conselho de administração de cada companhia listada no S&P 500 da Bolsa de Nova York.

O esforço por mais mulheres nos conselhos tem sido uma constante nas nossas vidas e para ocuparmos um espaço importante na tomada de decisões.

Enfim, 2020 nos trouxe muitos aprendizados, muito esforço, muita adaptação e quebra de paradigmas.

O equilíbrio entre a saúde e a economia nos fez pensar sobre o equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional.

E com esse olhar e tantos números, entramos em 2021. 

Mas se você achou que o título desse artigo – 10 anos em 1 – era sobre 2020, espere o final desse novo ano.

2021 será o ano da transformação digital ainda mais acelerada.

É sua chance de fazê-la de forma planejada.

Quanto você e sua empresa estão preparados?


Compartilhe
Publicação Anterior

Como está a adoção de nuvem no agronegócio

Próxima Publicação

Programa de aceleração da Samsung tem foco no produto

Veja também

Há milhares de aplicações de negócios do machine learning que ninguém ainda explorou ou descobriu / Mo Riza/Creative Commons

Quando os robôs assumem o controle

Compartilhe

CompartilheAssim como as governantas robôs, os carros voadores e as casas flutuantes dos desenhos animados futuristas das décadas de 1980, a inteligência artificial é uma promessa de longa data, que permaneceu no imaginário e fora […]


Compartilhe