Quais são as perspectivas para a Indústria 4.0

José Borges Frias Junior e Rafael Dias, da Siemens, falam sobre o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil em entrevista em vídeo
Compartilhe

Adotar o conceito de Indústria 4.0 é essencial para a competitividade da economia brasileira.

José Borges Frias Júnior, diretor de estratégia e desenvolvimento de negócio da divisão Digital Industry da Siemens, e Rafael Dias, head da área de automação da Siemens, conversaram sobre esse tema com o jornalista Renato Cruz.

A entrevista faz parte da série Quem Inova, disponível no canal do inova.jor no YouTube.

Vantagens e desvantagens

Conectividade é um componente importante da Indústria 4.0.

“Se o 5G (quinta geração das comunicações móveis) for oferecido nos modelos atuais, não será necessariamente o que a indústria está precisando”, comentou José Borges Frias Júnior.

“Uma série de projetos que vemos hoje depende dessa conexão. Eles esbarram no problema de que nem todos os lugares têm disponibilidade da rede de telecomunicação de uma operadora para sustentar esse serviço.”

Rafael Dias destacou a importância da tecnologia em tempos de pandemia.

“Conseguimos garantir o distanciamento social dentro da indústria, ao simular o que as pessoas vão fazer dentro de uma fábrica e garantir que elas não fiquem perto uma das outras”, explicou.

“Essa tecnologia é conectada ao sistema RTLS, que é Real Time Location System, e consegue garantir que uma pessoa não vai ter realmente de chegar perto de outra e não vai ter contaminação dentro da fábrica.”

Para saber mais, assista ao vídeo.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como a covid-19 muda o mercado de conteúdo digital

Próxima Publicação

Como estão as fintechs de crédito durante a pandemia

Veja também

Beatriz de Faria Leão, do Hospital Sírio-Libanês, fala sobre a aplicação de TICs à área de saúde no Brasil

‘O 5G vem para revolucionar a saúde’

Compartilhe

Compartilhe A quinta geração das comunicações móveis (5G) deve revolucionar a área de saúde, segundo Beatriz de Faria Leão, coordenadora do curso de especialização em informática em saúde do Hospital Sírio-Libanês. “Toda essa área de […]


Compartilhe