Cai a taxa de novos empreendedores no Brasil

Taxa de empreendedorismo é a segunda maior da história / Sebrae-SP
Compartilhe

Empreendedores: Taxa de empreendedorismo é a segunda maior da história / Sebrae-SP
Taxa de empreendedorismo é a segunda maior da história / Sebrae-SP

No ano passado, havia 52 milhões de empreendedores no país, o que equivale a dois a cada cinco brasileiros com idade de 18 a 64 anos, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, divulgada pelo Sebrae.

A taxa chegou a 38%, sendo a segunda melhor desde 2002, quando o índice começou a ser medido.

Apesar disso, o total de empreendedores iniciais (cujas empresas os remuneram por um período inferior a 42 meses) caiu de 20,3% em 2017 para 17,9%.

Já os empreendedores estabelecidos (remunerados por suas empresas por um período superior a 42 meses) passaram de 16,5% para 20,2% da população.

Empreendedores segundo o estágio do empreendimento / Fonte: GEM Brasil 2018

Segundo o relatório, a redução no empreendedorismo inicial, verificada a partir de 2016, pode refletir maior esperança de desempregados de recolocação no mercado de trabalho.

“Contudo, é fundamental que a taxa de empreendedores nascentes continue sendo foco de atenção nos próximos anos, pois novas reduções podem sinalizar uma percepção social de que a decisão de empreender no Brasil não seja uma decisão acertada ou recomendada”, destacou o estudo.

Oportunidade

Uma boa notícia é que a taxa de empreendedorismo por oportunidade cresceu entre empreendedores iniciais, chegando a 61,8% no ano passado.

“Esse percentual encontra-se distante ainda do patamar alcançado em 2012 e 2013 (71%), porém apresenta-se com 5 pontos percentuais superior ao verificado em 2015, auge da crise econômica pela qual vem passando a sociedade brasileira”, apontou o relatório.

Empreendedores por oportunidade e por necessidade / Fonte: GEM Brasil 2018

O empreendedorismo de oportunidade tem como principal motivo a identificação de oportunidade de negócio no ambiente de atuação. O de necessidade, por outro lado, justifica-se pela falta de oportunidades para criação de renda e ocupação.


Compartilhe
Publicação Anterior

‘O ecossistema do 5G já está maduro’

Próxima Publicação

O que esperar das redes empresariais do futuro

Veja também

O hackathon da Cervejaria Ambev será realizado na sede da Fábrica de Startups / Divulgação

Cervejaria Ambev faz hackathon no Rio

Compartilhe

CompartilheA Cervejaria Ambev busca interessados em participar de seu hackathon no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas no site do evento até quinta-feira (30/8). Em parceria com a Fábrica de Startups, a maratona […]


Compartilhe

Embracon lança programa para apoiar startups

Compartilhe

CompartilheA administradora de consórcios Embracon abriu inscrições para o programa de apoio a startups. Chamado de Inova, o programa busca integrar oportunidades em inovação da administradora com projetos desenvolvidos por novos empreendedores. Assim, para participar […]


Compartilhe