Como aproveitar ao máximo os dados, com dados

Somos mais dependentes de data centers do que pensamos / Divulgação
Compartilhe

Dados: Somos mais dependentes de data centers do que pensamos / Divulgação
Somos mais dependentes de data centers do que pensamos / Divulgação

Para muitas empresas hoje, dados são tão importantes quanto os produtos e serviços que eles vendem.

Os dados não são mais apenas uma lista de números para preencher uma planilha de Excel.

Agora eles têm o poder de mudar a forma como as empresas operam, o dinheiro é ganho e as economias são construídas.

O mundo da informação está repleto de estatísticas espantosas – mais de 2,5 quintilhões de bytes de dados são criados todos os dias. Ou seja, 10 seguido por 17 zeros!

Noventa por cento de todos os dados que existem no mundo hoje foram criados nos últimos dois anos, de acordo com o especialista em Big Data, Bernard Marr.

No centro dessa enorme criação e coleta de informações estão os data centers – armazenamento centralizado de dados e hardware computacional.

Usinas de dados

Dave Sterlace, da ABB / Divulgação

Somos mais dependentes de data centers do que pensamos.

Tudo, desde as fotos que compartilhamos nas mídias sociais até códigos complexos que operam robôs em nossas fábricas, são armazenados em data centers que podem estar localizados a centenas de quilômetros de distância de nós.

São necessários apenas microssegundos para recuperar informações de um data center, mas na maioria das vezes fazemos isso sem nos dar conta, e esse fluxo livre de informações se baseia no bom funcionamento do data center.

Imagine o quão difícil seria se uma interrupção em um data center do Google nos impedisse de acessar informações simples, mas necessárias, como uma programação de trem antes de ir para o trabalho?

E esse é um desafio formidável.

Os data centers são notórios pela quantidade de energia que consomem e pelo calor resultante que eles gastam.

Uma gama de tecnologias como sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC, na sigla em inglês) e gerenciamento de infraestrutura do data center (DCIM, na sigla em inglês) se reúnem para garantir que essas indispensáveis usinas de informações operem com pouco ou nenhum tempo de inatividade.

À medida que as tarifas de eletricidade aumentam, é essencial que um data center seja o mais eficiente em energia possível.

O fato de que 3% da eletricidade gerada na Terra é consumida pelos data centers coloca essa necessidade ainda mais em perspectiva.

Automação de ponta

Os modos simples de economia de energia stand-by não são suficientes.

Os data centers precisam de tecnologia de automação de ponta, como sistemas de gerenciamento corporativo de data centers.

O Data Center Automation do ABB AbilityTM, por exemplo, dá visibilidade completa aos operadores ao unificar várias disciplinas numa plataforma e serviços de manutenção recomendados, quando o equipamento não está em pleno funcionamento.

À medida que as mudanças climáticas atingem a consciência global, muitas empresas têm implementado fontes renováveis de energia para alimentar seus data centers.

Os gigantes da tecnologia, como a Apple e o Google, prometeram alimentar a maioria de seus data centers a partir de fontes renováveis, mas a natureza intermitente da energia gerada é um forte impedimento para a sua adaptabilidade.

Soluções como microrredes e sistemas de armazenamento de energia podem atenuar o risco de inatividade.

Data center do futuro

Por sorte, os dados extraídos do próprio gerenciamento do data center têm ajudado a tornar o setor mais eficiente, especialmente à medida que o espectro de armazenamento em nuvem aumenta.

O data center do futuro terá pouca semelhança com as pilhas de servidores que estamos acostumados a ver.

Os data centers micromodulares agora podem operar em ambientes hostis, como em locais próximos a indústrias, são fáceis de implantar e flexíveis o suficiente para expandir e contrair de acordo com a demanda.

O Secure Edge Data Center (SEDC) – desenvolvido pela ABB, Hewlett Packard Enterprises (HPE) e Rittal e revelado na feira Hannover Messe em abril – é um avanço na tecnologia segura e escalável de data centers.

O SEDC pode ser colocado em operação dentro de doze semanas, oferece ao gerenciamento mais opções através de controle e monitoramento remotos, organiza os dados automaticamente e autodiagnostica para prevenir e corrigir rupturas.

Após o crescimento explosivo da internet, as empresas simplesmente venderam seus dados para os anunciantes, já que não viam utilidade em acumular essas informações em grandes quantidades.

Mas o advento da automação e do aprendizado profundo mostrou como cada dado pode ser usado para melhorar a produção de uma máquina e, por sua vez, o desempenho de uma organização.

Os data centers equipados com recursos digitais podem realmente transformar a maneira como o mundo preserva as informações.

  • Dave Sterlace é head global de tecnologia de data centers da ABB

Compartilhe
Publicação Anterior

É possível fazer detox digital quando sua profissão é digital?

Próxima Publicação

Programa global Free Electrons busca startups

Veja também

No Rio, a região portuária recebeu uma série de novos serviços digitais / Renato Cruz/inova.jor

Por que nossas cidades precisam ser mais inteligentes

Compartilhe

CompartilheEntre os principais desafios das grandes cidades do mundo está a mobilidade urbana. Seja pela dificuldade cada vez maior para se deslocar, pela quantidade crescente de automóveis ou pela escassez de locais para estacionar os […]


Compartilhe