Data mining é bússola para empresas de todos os segmentos

Muitas empresas já obtêm elevadas taxas de assertividade com data mining / Evan Ology/Creative Commons
Compartilhe

Muitas empresas já obtêm elevadas taxas de assertividade com data mining / Evan Ology/Creative Commons
Muitas empresas já obtêm elevadas taxas de assertividade com data mining / Evan Ology/Creative Commons

O mundo digital produz, todos os dias, uma quantidade exorbitante de informação. Um levantamento da ITBroker, startup de inteligência de mercado, apontou que, a cada minuto:

  • 527 fotos são compartilhadas no Snapchat,
  • mais de 15 milhões de SMS são enviados, e
  • mais de 3,6 milhões de pesquisas são feitas no Google.

Estima-se que essa abundância em volume de dados, que chamamos de big data, ultrapassará 44 zettabytes, medida equivalente a um sextilhão de bytes, até 2020.
O atual desafio do setor de tecnologia da informação (TI) diante desse cenário tem sido selecionar, em meio a todos esses dados, quais são as informações relevantes às empresas, descartando outras inúmeras que não tem aplicação.
Dedicados a resolver este desafio, profissionais da área têm trabalhado com uma novidade da ciência da computação: data mining.
Em tradução livre, o termo significa mineração nos dados, ou a garimpagem de informações – ou mesmo padrões de informações – que sejam valiosos para empresas de todos os tamanhos e segmentos, no sentido de que auxiliam no desenvolvimento do planejamento e em sua execução.

Aprendizagem e estatísticas

Marvin Fiori, da ITBroker / Divulgação
Marvin Fiori, da ITBroker / Divulgação

O processo de garimpagem não é feito manualmente. Ele é baseado em algoritmos de aprendizagem e estatísticas. As ferramentas buscam padrões consistentes e relações entre variáveis para detectar oportunidades ou problemas escondidos nos modelos.
A mineração de dados tem auxiliado empresas de todos os segmentos a se desenvolverem, e muitas companhias já obtêm elevadas taxas de assertividade com essa implementação.
Os resultados aparecem em diversas frentes: o cruzamento de diversas fontes públicas e milhões de CNPJs possibilita a expansão de empresas de todos os tamanhos, indicando segmentos prioritários para aumento de sua participação no mercado.
O data mining também possibilita atuar especificamente na dor cliente: na indústria de softwares, que sofre prejuízos com produtos piratas, por exemplo, é possível identificar, via geolocalização, empresas com licenças vencidas e atuar estrategicamente, promovendo campanhas de marketing para reforçar a renovação.
Assim sendo, o data mining beneficia as empresas levando vantagens competitivas no mercado ao estabelecer estratégias que otimizem os resultados.

  • Marvin Fiori é CIO e sócio da ITBroker

Compartilhe
Previous Article

Oxigênio Aceleradora busca startups em estágio mais avançado

Next Article

Como a inteligência artificial torna as cidades mais seguras

You might be interested in …

Processos de segurança precisam de integração para diminuir o tempo de resposta / Unsplash

Por que automatizar o fluxo de dados na segurança

Compartilhe

CompartilheNum mundo cada vez mais digitalizado, a tendência é que os processos, as decisões e as transformações ocorram em velocidades cada vez maiores. O mesmo se aplica às ameaças virtuais. E responder a elas tem […]


Compartilhe
Robôs: Companhias aéreas foram bastante afetadas pela covid-19 / Renato Cruz/inova.jor

Como robôs podem responder às demandas da covid-19

Compartilhe

CompartilheÀ medida que a pandemia provocada pelo coronavírus avança, empresas, governos e organizações do mundo todo se unem para estudar medidas de mitigação dos problemas de saúde, sociais e econômicos. A tecnologia é empregada para […]


Compartilhe