Criada em 1997 para desenvolver software para o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), a Atech pertence hoje ao Grupo Embraer.
Em 2011, a Embraer Defesa & Segurança comprou 50% da Atech por R$ 36 milhões e, dois anos depois, adquiriu o restante da empresa.
Atualmente, a empresa busca diversificar sua atuação, com uma oferta de soluções para além dos mercados de defesa, segurança e controle de tráfego aéreo.
A recém-criada divisão corporativa da empresa oferece soluções nas áreas de:
- gestão de ativos;
- logística;
- segurança cibernética; e
- conexões inteligentes.
“Nossa atuação no mercado corporativo começou em 2012/2013, principalmente no setor de energia”, afirma Marcelo Eskenazi, diretor de Negócios Corporativos da Atech.
A empresa emprega cerca de 400 pessoas.
Cidades inteligentes
Outra aposta da Atech são soluções de cidades inteligentes.
Uma solução chamada Arkhe Governance foi desenvolvida pela companhia para integrar diversos sistemas legados de secretarias e órgãos públicos.
O objetivo é permitir que administradores públicos possam monitorar projetos de forma integrada e em tempo real.
Cláudio Nascimento, gerente de vendas da Atech, destaca a publicação, em janeiro deste ano, da norma NBR ISO 37120:2017 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Trata-se da versão brasileira de uma norma internacional que define metodologia de indicadores relacionados ao desenvolvimento sustentável de comunidades urbanas.
Os indicadores medem o desempenho de serviços urbanos e a qualidade de vida da população.
“Oferecemos um sistema que permite otimizar o uso de recursos e enxergar de forma abrangente o que acontece na cidade”, diz Nascimento.