O que falta para aumentar a pesquisa na indústria farmacêutica

A empresa brasileira Blanver aposta em inovação para melhorar produtos já existentes / Divulgação
Compartilhe

Farmacêutica: A empresa brasileira Blanver aposta em inovação para melhorar produtos já existentes / Divulgação
A empresa brasileira Blanver aposta em inovação para melhorar produtos já existentes / Divulgação

A saúde é um setor intensivo em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os investimentos da indústria farmacêutica, no entanto, devem crescer pouco nos próximos anos.
O relatório 2016 Global Life Sciences Outlook, da Deloitte, analisou as perspectivas globais do setor farmacêutico.
Segundo o estudo, os gastos de P&D devem subir somente 2,4% entre 2013 e 2020, chegando a US$ 162 bilhões, abaixo do crescimento projetado para as vendas.
No Brasil, a crise econômica e a variação cambial tornam esse cenário ainda mais difícil.
O País é considerado terreno fértil para essas pesquisas. A característica multirracial da população e o vasto potencial biológico do ambiente são fatores considerados determinantes para a produção de novos medicamentos.

Inovação incremental

A dificuldade atinge até mesmo empresas consolidadas no mercado internacional, como a Blanver.
Criada na década de 1980, é uma das três principais produtoras do mundo de excipientes, substâncias usadas na produção de medicamentos e alimentos.
A empresa farmacêutica tem participação de 13% no mercado mundial, exportando 70% do que produz. Apesar de ser uma companhia consolidada, tem dificuldades em apostar e investir em novos produtos.
“Investimos 10% do nosso faturamento em P&D, mas a maioria das nossas inovações é para melhorar nossa produção e medicamentos já existentes”, afirma o presidente da Blanver, Sérgio Frangioni.
A direção de investimentos para esse tipo de pesquisa é resposta a uma necessidade do próprio governo, um dos principais clientes dos produtos farmacêuticos da Blanver no Brasil.
Segundo Frangioni, parte das pesquisas é focada na diminuição de custos dos medicamentos para que a empresa seja uma fornecedora competitiva dentro do próprio País.
“O próprio governo sabe que não dá para comparar os nossos produtos e nossa tecnologia com produtos importados, não temos as mesmas condições. Não dá para ser competitivo com o câmbio que temos hoje”, diz.

Novas moléculas

A expectativa não está em grandes investimentos em inovação radical, para descobrir novas moléculas, em 2017.
“Hoje uma empresa como a nossa não tem condições de investir em diversas frentes. Por isso, apostamos apenas em um ou dois produtos de inovação radical. O nosso maior investimento deve se manter em inovação incremental, focado na nossa linha de produto”, completa o presidente da Blanver.


Compartilhe
Publicação Anterior

Soluções em nuvem chegam ao atendimento ao cliente

Próxima Publicação

Quais foram as 10 reportagens mais lidas de 2016

Veja também

Trator conectado da Stara foi apresentado durante o SAP Forum / Renato Cruz/Inova.jor

Para que serve um trator conectado à internet

Compartilhe

Compartilhe“Internet das coisas” é uma expressão tão abrangente que até se torna vaga. Durante o SAP Forum, que aconteceu nesta semana em São Paulo, foi possível conhecer uma aplicação concreta. A Stara, fabricante de tratores de Não-Me-Toque (RS), […]


Compartilhe
Criada há 11 anos, a 4Bio é especializada na venda de medicamentos especiais

‘Falhas fazem parte do processo de aprendizado’

Compartilhe

CompartilheNão existe momento bom ou ruim para quem pretende investir em seu próprio negócio – sempre haverá situações adversas. O segredo é estar muito bem preparado e atento às oportunidades que o mercado apresenta. Afinal, […]


Compartilhe