Uberlândia ganha protótipo de cidade inteligente

Algar quer sensibilizar gestores públicos com protótipo de cidades inteligentes / Divulgação
Compartilhe

Algar Telecom quer sensibilizar gestores públicos com protótipo de cidade inteligente / Divulgação
Algar Telecom quer sensibilizar gestores públicos com protótipo de cidade inteligente / Divulgação

A cidade de Uberlândia (MG) vai sediar um protótipo de cidade inteligente. O projeto prevê soluções digitais para as áreas de transporte, comunicação, limpeza pública e urbanização.
A Cidade Conectada é fruto de parceria entre a Algar Telecom, PromonLogicalis, Nokia, Universidade Federal de Uberlândia e Instituto Cesar.
O bairro Granja Marileusa, que serve de modelo urbanístico para a cidade, foi escolhido para receber o projeto. No local, funcionava uma antiga fazenda do Grupo Algar.
“A ideia do nosso protótipo é montar vários ecossistemas e oferecer novos serviços que contribuam com a população. Queremos fazer mais pela cidade, com menos recursos e dispositivos mais modernos”, afirma Jean Borges, presidente da Algar Telecom.

Expansão

Segundo o executivo, ainda não há expectativas de o projeto ser replicado em outras áreas da cidade. Isso porque não existem contratos firmados com a prefeitura.
As conversas com gestores públicos, no entanto, têm ganhado força, diz Borges. Entre os motivos está a necessidade de os governantes oferecerem serviços em áreas como educação, saúde e segurança com mais qualidade e a menor custo.
“Queremos usar esse protótipo para chamar a atenção de agentes públicos. É importante existir essa entrada do poder público para conseguirmos mais parceiros no mercado”, diz.

Serviços

A Granja Marileusa receberá uma série de serviços nessa primeira fase.
Fruto da parceria com a Federal de Uberlândia, o sistema Easybus é um exemplo. A solução pretende identificar a lotação e o fluxo de passageiros dentro dos ônibus.
Enviados a uma central em tempo real, os relatórios ajudarão na administração e logística da frota para melhorar a experiência dos usuários.
A limpeza pública da região também passará por transformação. O projeto E-pontos, feito com a Global Bridge, colocará sensores em lixeiras de coleta de resíduos tecnológicos.
As lixeiras enviarão relatórios informando o volume de lixo descartado e a capacidade restante. A pessoa que descartou o lixo no local indicado receberá pontos, que poderão ser convertidos em prêmios.
Desenvolvidos com a PromonLogicalis, os bueiros inteligentes usam tecnologia de comunicação máquina a máquina e ultrassônica para monitoração.
O projeto prevê colocar a solução em módulos que se encaixam nos bueiros antigos. Assim, o volume de resíduos poderá ser monitorado e cruzado com outras informações exteriores como previsão do tempo e um sensor de ambiente.
A intenção é diminuir áreas de alagamentos, principalmente em períodos de chuva.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como a propriedade intelectual protege as fintechs

Próxima Publicação

Motorola Solutions estuda aquisições no Brasil

Veja também

A Voith criou um mercado digital de papel reciclado nos Estados Unidos / Divulgação

Aos 150 anos, Voith aposta na transformação digital

Compartilhe

CompartilheFundada em 1867, a Voith fortalece sua presença no mundo digital. O grupo alemão fornece máquinas para setores como energia, petróleo e gás, papel, extração de matérias-primas e transporte e automotivo. Recentemente, criou a divisão […]


Compartilhe
Klecios Souza (e.) e Ricardo Pena (c.) falam sobre cidades inteligentes

Quais são as vantagens das cidades inteligentes

Compartilhe

CompartilheAs cidades inteligentes trazem qualidade de vida aos cidadãos com automação de serviços. Conversei sobre o tema com Klecios Souza, vice-presidente de building da Schneider Electric Brasil, e Ricardo Pena, diretor de pré-vendas e consultoria […]


Compartilhe