A T-Systems, empresa do grupo Deustche Telekom, será operadora móvel virtual no Brasil. A modalidade de serviço, também chamada de Mobile Virtual Network Operator (MVNO), permite que uma empresa ofereça comunicações móveis sem ter de construir rede própria.
O projeto começou há um ano, e veio da necessidade de fornecer chips de celulares para montadoras equiparem seus carros conectados no Brasil.
Na Alemanha, a Deutsche Telekom é responsável pelas conexões de quarta geração (4G) dos automóveis da BMW, num serviço chamado ConnectedDrive.
“No Brasil, o regulamento não permite ter roaming permanente”, explica Camilo Rubim, vice-presidente de Vendas e Serviços da T-Systems do Brasil, em entrevista ao inova.jor.
Por causa disso, não é possível trazer chips de operadoras estrangeiras para carros que vão rodar por aqui. Rubim participou esta semana do Congresso SAE Brasil 2016.
A ideia é lançar o serviço em junho de 2017. A T-Systems negocia com outras montadoras, além da BMW, para fornecer chips no Brasil.
O BMW ConnectedDrive permite, entre outras funcionalidades:
- controlar funções como buzina, faróis e travas de portas a partir do smartphone;
- ter acesso a aplicativos como Spotify, Yelp e Amazon do painel do carro; e
- atualizar mapas de navegação e outras informações via rede móvel.
Parceria
Ainda não foi definida qual será a operadora parceira para esse serviço. As empresas mais ativas no mercado brasileiro de MVNOs são a TIM e a Vivo.
Quando saiu a regulamentação de MVNO no Brasil, havia uma expectativa grande para esse mercado, que acabou não se confirmando.
Segundo a consultoria Teleco, existiam por aqui, em agosto deste ano, 466,5 mil acessos móveis operados por MVNOs.
A maior operadora virtual do País é a Porto Seguro Conecta, que pertence à seguradora de mesmo nome, com 378,3 mil celulares em agosto.