Empreendedores brasileiros participam de competição alemã

Dois projetos da área da saúde vão representar o Brasil no Falling Walls Lab, na Alemanha / Divulgação
Compartilhe

Dois projetos da área da saúde vão representar o Brasil no Falling Walls Lab, na Alemanha / Divulgação
Dois projetos da área da saúde vão representar o Brasil no Falling Walls Lab, na Alemanha / Divulgação

O protótipo de um retinógrafo que reduz custos de exames oftalmológicos e uma tecnologia para uso de células-tronco em medicamentos  serão os representantes do Brasil no evento de inovação Falling Walls Lab deste ano, em Berlim.
O Falling Walls Lab é patrocinado pelo Conselho de Ciência e Inovação da Alemanha, em parceria com a consultoria A.T. Kearney.
O evento reúne pesquisadores e empreendedores do mundo inteiro que tenham ideias inovadoras de grande impacto para a sociedade.
No Brasil, dois pesquisadores foram selecionados para representar o país na final, em 8 de novembro, na Alemanha. Ao todo, 94 projetos foram inscritos e 14 chegaram à final, realizada ontem (19/9) no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Inovação em saúde

Formado em Ciência da Computação, José Augusto Stuchi apresentou o projeto de um retinógrafo portátil, acoplável ao smartphone. O dispositivo foi considerado a melhor ideia da noite e será um dos representantes brasileiros.
O empreendedor defendeu que o uso retinógrafo deve baratear os custos de exames oftalmológicos e atender, principalmente, cidades menores, deficientes de recursos para esse tipo de análise.
“Muitas pessoas ficam cegas no Brasil por falta de atendimento necessário, queremos mudar isso”, disse Stuchi durante a apresentação. A equipe, encabeçada por ele, conta ainda com profissionais de oftalmologia e clínicos de outras áreas.
A segunda ideia que representará o País na Alemanha também é da área da saúde. Diogo Biagi apresentou um projeto de uso de células tronco para testes de medicamentos e regeneração de órgãos.
“Acreditamos que as células podem ajudar a melhorar potencialmente a eficácia dos medicamentos. Além disso, no futuro, a evolução dessa tecnologia poderia ser usada para criar órgãos, diminuindo o sofrimento e a espera de pessoas que precisam de doação”, disse Biagi.
A participação de brasileiros na competição internacional é considerada forte entre os demais competidores internacionais. Martina Schulze, presidente do Conselho Diretor do Centro Alemão de Ciência e Inovação, ressalta a importância.
“O crescimento da inovação aqui é impressionante. No ano passado, o Brasil teve o maior número de finalistas dentre todos os outros países”, afirmou Schulze.
A representante da Alemanha acrescentou que os representantes terão oportunidade ainda de conhecer instituições alemãs que realizam pesquisas em suas respectivas áreas de conhecimento.


Compartilhe
Publicação Anterior

Quando os eletrodomésticos se conectam à internet

Próxima Publicação

Por que a agilidade se tornou um conceito fundamental

Veja também

Suvinil busca inovações para o setor de tintas / Divulgação

Suvinil busca startups para mercado de tintas

Compartilhe

CompartilheA Suvinil, em parceria com a Liga Ventures, abriu inscrições para o programa de aceleração Fora da Lata. O objetivo é cocriar soluções inovadoras, firmar parcerias de valor e gerar transformações positivas para o mercado […]


Compartilhe
Seis startups serão escolhidas para o programa de aceleração da Algar Telecom / Renato Cruz/inova.jor

Algar Telecom abre novo ciclo de aceleração de startups

Compartilhe

CompartilheStartups com soluções focadas em eficiência, transformação digital, cidades inteligentes, entretenimento, comunicação e ferramentas para o público jovem podem se inscrever no Programa de Aceleração de Startups da Algar Telecom. Em parceria com a aceleradora Ace […]


Compartilhe
Conversei sobre jornalismo digital em webinário do CJE

Quais são modelos de negócios viáveis para o jornalismo

Compartilhe

CompartilheQue modelos de negócio são viáveis para empresas jornalísticas hoje? Conversei sobre o tema com a professora Beth Saad, em webinário da série Empregabilidade no Jornalismo Digital Brasileiro. Está no canal do YouTube do Departamento […]


Compartilhe