Como a fibra óptica pode funcionar como sensor

Fibra óptica é usada como sensor de movimento numa ponte na Inglaterra / Engineering at Cambridge/Creative Commons
Compartilhe

Fibra óptica é usada como sensor de movimento numa ponte na Inglaterra / Engineering at Cambridge/Creative Commons
Fibra óptica é usada como sensor de movimento numa ponte na Inglaterra / Engineering at Cambridge/Creative Commons

A Furukawa, fabricante japonesa de fibra óptica, tem planos para o mercado de internet das coisas. A ideia da empresa é fornecer diferentes tipos de sensores ópticos, que não precisam de energia elétrica para funcionar e são imunes à interferência eletromagnética.
Ao medir o comportamento do feixe de luz que passa por uma fibra, é possível conhecer características do ambiente em que ela está. Uma das aplicações é a medição do nível de água nos reservatórios.
“Temos conversas com consultores que dão apoio ao sistema para medir automaticamente o nível de água”, afirma Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa no Brasil.
Além de medir o nível de água, a fibra óptica pode ser usada para medir temperatura, pressão e tensão, entre outras características do ambiente.
“Uma das mais antigas aplicações de sensor óptico no Brasil é da Embraer, que usa a fibra como giroscópio”, exemplifica Shaikhzadeh.
O giroscópio é um sensor que identifica mudanças de direção, usado tanto em aeronaves quanto em eletrônicos como o celular.
Guilherme Hoffmann, engenheiro de Banda Larga da Furukawa, passou uma temporada em treinamento no Japão, onde viu outras aplicações de sensores ópticos.
“Vi a demonstração de um braço robô em que a fibra óptica era usada para identifica o movimento em cada uma das suas juntas”, afirma Hoffmann. “A fibra também pode funcionar como microfone.”
No microfone óptico, um laser é refletido num diafragma, que vibra de acordo com o som e modifica a direção da luz refletida. Um fotodetector transforma essa luz em som analógico ou digital.
Há dois anos, a Furukawa lançou uma câmera ligada à fibra óptica, sem fonte de energia, capaz de transmitir imagens por uma distância de 10 quilômetros.
Outra aplicação dos sensores ópticos é na engenharia civil. A fibra óptica pode ser empregada, por exemplo, para monitorar as condições de uma ponte em que trafegam trens de alta velocidade com carga pesada.

Loja para provedores

A Furukawa lançou esta semana sua loja virtual de soluções de rede óptica para provedores de acesso. No site, é possível desenhar um projeto de rede, comprar a fibra óptica e equipamentos e ter acesso a financiamento.


Compartilhe
Publicação Anterior

No Brasil, a internet das coisas está só começando

Próxima Publicação

Saint-Gobain procura startups no Cubo

Veja também

Estudo do Cetic.br apontou falta de recursos para tecnologia na área de cultura / Renato Cruz/inova.jor

Maioria das bibliotecas não oferece wi-fi público

Compartilhe

CompartilheSomente 32% das bibliotecas brasileiras oferecem wi-fi público. “Achamos que não é uma questão de não querer oferecer, mas de falta de infraestrutura mesmo”, afirmou ontem (17/1) Luciana Lima, coordenadora da pesquisa TIC Cultura 2016. […]


Compartilhe
A USP lidera a produção científica mundial sobre cosméticos / Juanedc/Creative Commons

Quais foram as 10 reportagens mais lidas de 2016

Compartilhe

CompartilheBig data, internet das coisas, expansão da banda larga e investimentos em startups foram alguns dos temas de tecnologia e inovação em destaque neste ano. Isso se reflete na relação das dez reportagens mais lidas de 2016 […]


Compartilhe