Febre do Pokémon Go traça futuro móvel para Nintendo

Compartilhe

Pokemon Go já superou o Tinder em número de usuários nos Estados Unidos / Yoshikazu Takada / Creative Commons / Flickr
Pokémon Go já superou o Tinder em usuários nos Estados Unidos / Yoshikazu Takada/Creative Commons

Dos três grandes fabricantes de consoles de videogames, a japonesa Nintendo é a empresa que enfrenta a situação mais difícil. Sua máquina mais recente, o Wii U, não obteve o sucesso esperado.
Tudo começou a mudar com o lançamento do Pokémon Go, na quarta-feira (6/7). Primeiro jogo para celulares da história da Nintendo, surge 21 anos após o lançamento da franquia Pokémon para Game Boy e já supera gigantes nas lojas de aplicativos.
A realidade aumentada e o sucesso da marca Pokémon são os principais aliados da Nintendo no mercado de jogos móveis. Com o aplicativo gratuito, os jogadores podem caçar Pokémons em ambientes reais. Os personagens digitais são sobrepostos às imagens capturadas pela câmera do celular.
Atualmente, o jogo funciona em apenas três países: Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Porém, jogadores ansiosos de outras partes do mundo, entre eles brasileiros, têm encontrado formas de burlar o sistema e começar a jogar.Pokémon Go ultrapassa o Tinder em instalações nos EUA / SImilarWeb
Poucos minutos depois do lançamento, o Pokémon Go ganhou centenas de usuários pelo mundo. Em 24 horas, o aplicativo já havia superado o aplicativo de paqueras Tinder em número de instalações para Android nos Estados Unidos, segundo estudo da SimilarWeb.
Na sexta-feira, 5,16% dos dispositivos norte-americanos com sistema operacional Android usavam o Pokémon Go.
O engajamento trazido pelo aplicativo surpreende. Segundo a SimilarWeb, 60% dos usuários que baixaram o Pokémon Go usam-no diariamente. O número corresponde a 3% dos aparelhos com Android nos EUA.
Com 10 anos de existência, o Twitter tem uma taxa de uso diário próxima de 3,5% do total dos aparelhos Android.
A disponibilidade do usuário para o aplicativo também é notável. Segundo o estudo, os usuários gastam em média 43 minutos diários no aplicativo, mais do que o tempo gasto em mensageiros instantâneos como WhatsApp e Messenger ou redes sociais como Instagram e Snapchat.

Saída para a crise

Um Haunter no gramado / Reprodução
Um Haunter no gramado / Reprodução

Dona de personagens de sucesso como Pokémon, Mario e Zelda, a Nintendo relutou a entrar no mercado de jogos para celulares.
Precisou de um empurrão dos resultados decepcionantes do Wii U. Lançado em 2012, foi o console menos vendido da história da empresa.
As ações da Nintendo subiram 36% desde quinta-feira, com alta de 24,5% no pregão de hoje. Com isso, seu valor de mercado teve um aumento de US$ 7,5 bilhões, segundo a agência Reuters.
Outros dispositivos que integram o jogo devem ajudar as receitas da Nintendo. Com o Pokémon Go Plus conectado ao celular via bluetooth, o jogador será notificado quando estiver próximo a um Pokémon ou evento relacionado ao jogo.
O lançamento do Pokémon Go Plus está previsto para o fim do mês. O dispositivo estava disponível na pré-venda da Nintendo UK por £ 34.99 (R$ 150), mas, devido à grande procura, as vendas estão temporariamente suspensas.


Compartilhe
Publicação Anterior

Consultoria premia empreendedores da saúde

Próxima Publicação

Como a indústria brasileira pode competir com a China

Veja também

O QR Code é uma forma de se pagar com o PIX / Unsplash

Como funciona o PIX, sistema de pagamentos instantâneos

Compartilhe

CompartilheA partir da próxima segunda-feira (5/10), bancos e outras instituições financeiras começam oficialmente o cadastro de clientes para utilização do PIX. O sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central começa a operar no mercado […]


Compartilhe
Na rede: a história da tecnologia e os avanços da digitalização

Lançamento do livro Na Rede

Compartilhe

CompartilheNesta quarta-feira (12/4), será o lançamento do meu livro Na rede: a história da tecnologia e os avanços da digitalização (Arte Ensaio), na próxima quarta-feira (12/4), a partir das 18h, na Livraria Martins Fontes da […]


Compartilhe