Pesquisa do IBGE mostra crescimento do celular no acesso à internet

Os brasileiros compraram mais celulares e menos computadores / Foto: Hernán Piñera/Creative Commons
Compartilhe

Os brasileiros compraram mais celulares e menos computadores / Foto: Hernán Piñera/Creative Commons
Os brasileiros compraram mais celulares e menos computadores / Foto: Hernán Piñera/Creative Commons

O acesso à internet estava estagnado no Brasil. Em 2013, a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia mostrado que 49,4% dos brasileiros acessavam a rede mundial, um crescimento pequeno em relação aos 49,2% do ano anterior.

Evolução do acesso à internet, segundo a Pnad
Em 2014, esse número deu um salto, para 54,4%, segundo a edição mais recente da Pnad, divulgada na sexta-feira.  Isso aconteceu apesar da queda na posse de computadores nas residências brasileiras. O número de casas com PCs passou de 48,9% para 48,5% do total, e de PCs com internet, de 42,4% para 42,1%. O interessante é que existem 6,4% de residências brasileiras com micros desconectados. O que será que eles fazem com essas máquinas?
O total de residências com celular passou de 89,8% para 91,1%, acompanhando o aumento do acesso à internet. Além da queda dos PCs e do aumento dos telefones móveis, a edição mais recente da Pnad trouxe dois números interessantes: a presença do rádio caiu de 75,7% para 72,1% e do telefone fixo de 38,5% para 37,2%.
Residências brasileiras têm menos PCs e mais celulares

Meios antigos

O telefone fixo e o rádio são os meios de comunicação mais antigos dessa lista. A decadência do telefone fixo só não é mais rápida porque as operadoras de telecomunicações incentivam os combos. Costuma ser mais barato contratar um acesso à internet com o telefone fixo do que sozinho.
O rádio já ocupou uma posição central na vida das pessoas. Um bom exemplo disso é o filme A era do rádio, do Woody Allen, que mostra como era a vida nos Estados Unidos em meados do século passado, durante a Segunda Guerra, e como o rádio ocupava um lugar central na sala.
No Brasil não era diferente. As pessoas ficavam à noite nas casas, sentadas ao redor do rádio, como faziam com a televisão até bem pouco tempo atrás. Apesar de ser um meio extremamente acessível, tem perdido espaço, pelo menos nas casas.
A televisão ficou praticamente estagnada, em 97,1%. E isso é principalmente TV aberta. É um número que mostra como a TV continua sendo um meio importante no Brasil, presente na vida de 97% da população, enquanto a internet chega a 54%.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como o modelo de assinaturas muda o mercado de software

Próxima Publicação

Você sabe o que é ‘inovação rompedora’? Clayton Christensen explica que não

Veja também

O que os dados dos clientes da TIM dizem sobre o Rio

Compartilhe

CompartilheRIO A prefeitura do Rio de Janeiro vai receber informações sobre a localização de clientes da TIM Brasil durante os Jogos Olímpicos. A parceria é a primeira de um novo projeto da operadora, que passa a disponibilizar informações de big […]


Compartilhe
Daniel Schurman, do PayPal, falou sobre pagamentos móveis no MWC, em Barcelona / Renato Cruz/Inova.jor

MWC2016: Se quiser, pode pagar com o celular

Compartilhe

CompartilheBARCELONA Agora parece que vai. Gigantes mundiais apostam na popularização do serviço de pagamentos móveis e o Brasil é uma parte importante da estratégia. Durante o evento Mobile World Congress (MWC), que começou hoje em Barcelona, […]


Compartilhe
A HBO, que produz séries como Westworld, pertence à Time Warner, alvo de compra da AT&T / Reprodução

Por que a AT&T decidiu comprar a Time Warner

Compartilhe

CompartilheOntem (22/10), a AT&T, maior operadora de telecomunicações dos Estados Unidos, anunciou a compra do grupo de mídia Time Warner, por US$ 85,4 bilhões. Além do estúdio de cinema dono de franquias como Batman e Harry […]


Compartilhe